Os melhores discos nacionais de 2019

Olá! Quanto tempo, hein!? Sei que fiquei um tempão sem postar por aqui... mas é aquilo, não posso deixar de escrever sobre os melhores discos do ano, algo que vocês já estão acostumados a ler por aqui.

Já adianto, foi mais um ano cheio de belíssimas produções.

#18 - 'Tuda'. Bárbara Eugênia
Data de Lançamento: 8 de março de 2019


Com diversos ritmos passando por um pouco mais de 40 minutos, a cantora Barbara Eugênia tem a Bahia e seus relacionamentos amorosos como as suas maiores inspirações para essa produção. ‘Bagunça’ conta a grande participação de Zeca Baleiro.

#17 - 'Jaguatirica Print'. Luísa e os Alquimistas
Data de Lançamento: 27 de setembro de 2019


Com um sotaque contagiante, a artista conseguiu criar um disco extremamente dançante, fruto de uma ótima mistura de funk, reggaeton, brega e eletrônico. 

#16 - 'Jeremaia'. Jeremaia
Data de Lançamento: 12 de abril de 2019


8 canções. 30 minutos. Passando pelo indie e o psicodélico, Jeremaia entrega um dos discos mais incríveis do ano. Agitado e melancólico ao mesmo tempo. Um baita trabalho!

#15 - 'Reconstrução'. Tiago Iorc
Data de Lançamento: 5 de maio de 2019


‘Reconstrução’ é o grande comeback do cantor Tiago Iorc. Valeu a espera, já que o vocalista trouxe um discos mais belos e sinceros deste ano. O destaque vai para a parte instrumental e as composições, trazendo um artista maduro que sabe muito bem o que quer com sua carreira.  

#14 - 'Sombrou Dúvida'. Boogarins
Data de Lançamento: 10 de maio de 2019


Como de costume, é preciso ouvir repetidas vezes para capturar e apreciar todos os mínimos detalhes nessa psicodelia incrível que apenas o grupo goiano consegue proporcionar. Destaque ainda para as ótimas transições de uma faixa para a outra.  

#13 - 'Autêntica'. Margareth Menezes
Data de Lançamento: 21 de outubro de 2019


A premiada cantora baiana trouxe o carnaval de seu estado para esse projeto. Mesclando ritmos carnavalescos com axé, brega e reggae, Margareth canta principalmente sobre o amor e o cotidiano. Que toque em inúmeros bloquinhos no carnaval de 2020.

#12 - 'Goela Abaixo'. Liniker e os Caramelows
Data de Lançamento: 22 de março de 2019


Misturando soul, funk e R&B, além dos vocais maravilhosos da vocalista Liniker Barros, ‘Goela Abaixo’ é um dos álbuns mais bonitos do ano. Dica: ao vivo fica ainda melhor.

#11 - 'Boa Sorte'. Teago Oliveira
Data de Lançamento: 17 de setembro de 2019


O carismático vocalista da banda baiana Maglore decidiu neste ano de 2019, experimentar novos caminhos e lançar o seu primeiro disco em carreira solo. Para quem acompanha sua banda, sabe do grande potencial que Teago tem em compor e, aqui, escrevendo principalmente sobre paixões e relacionamentos frustrados, não foi diferente. 

#10 - 'O Amor É Um Ato Revolucionário'. Chico César
Data de Lançamento: 13 de setembro de 2019


O amor é um ato revolucionário! Ótimos vocais, belíssimas composições e um show de guitarras marcam este novo e baita trabalho de Chico. Ainda tudo com base no amor. Em muitos momentos ainda lembra George Harrison em sua carreira solo. 

#9 - 'Rito de Passá'. MC THA
Data de Lançamento: 21 de junho de 2019


Misturando elementos religiosos com funk, a cantora criou um dos trabalhos mais legais deste ano. Disco para rebolar e dançar muito! Abram os caminhos que este é só o começo para MC THA. 

#8 - 'Veterano'. Nego Gallo
Data de Lançamento: 10 de janeiro de 2019


Desfilando rimas sobre a vida em si e a capital do Ceará, cidade em que nasceu o artista de 44 anos, ‘Veterano’ é seguramente um dos discos mais significativos desse ano. O LP ainda por cima mistura muito bem ritmos como reggae e hip-hop e conta com a produção de seu amigo e rapper, Don L (gênio!).

#7 - '<atrás/além>'. O Terno
Data de Lançamento: 23 de abril de 2019


Com letras cada vez mais maduras, questionando experiências e sobre a vida em si, o trio paulistano retorna ao ano de 2019 com ‘’. Inusitada e incrível! a colaboração com Devendra Banhart e Shintaro Sakamoto na canção ‘Volta e Meia’.

#6 - 'O Futuro Não Demora'. BaianaSystem
Data de Lançamento: 15 de fevereiro de 2019


Depois do aclamado ‘Duas Cidades’, o grupo baiano chegou em 2019 com o ótimo ‘O Futuro Não Demora’. O trabalho é similar ao disco anterior ao contar com críticas sociais em toda parte e ser feito para dançar, pular e cantar bem alto, mas se distancia ao explorar novas sonoridades.  Além disso, o projeto conta com participações super especiais, como Manu Chao, Edgar e Curumin.

#5 - 'Ladrão'. Djonga
Data de Lançamento: 13 de março de 2019


Como de costume, o rapper mineiro coloca o dedo na ferida. Com rimas bem afiadas e repleto de referências (Glauber Rocha, Elis Regina, Robin Hood, etc), ‘Ladrão’ é o terceiro e disco mais completo de Djonga. 

#4 - 'Violeta'. Terno Rei
Data de Lançamento: 1 de fevereiro de 2019


Grandes composições em meia-hora. Cantando sobre o dia-a-dia, experiências próprias e a cidade de São Paulo, o grupo paulistano está fazendo bastante barulho com ‘Violeta’. Dance e ouça bem alto!

#3 - 'AmarElo'. Emicida
Data de Lançamento: 30 de outubro de 2019


Que disco! Quando ouço, penso em amor e compaixão. Cheio de inusitadas participações especiais (Fernanda Montenegro, Pastor Henrique Vieira, etc), Emicida não só fez um dos projetos mais legais do ano, mas também da década. Extremamente verdadeiro, o rapper paulistano consegue transmitir suas mensagens e questionamentos com muita facilidade. Um trabalho extremamente necessário em tempos de ódio.

#2 - 'Abaixo de Zero'. Black Alien
Data de Lançamento: 12 de abril de 2019


Distante das drogas e carregando conselhos e mensagens positivas, um dos maiores rappers deste país, Black Alien, conseguiu com ‘Abaixo de Zero’ um retorno triunfal em 2019. Necessário e direto. Discão!    

#1 - 'Little Electric Chicken Heart'. Ana Frango Elétrico
Data de Lançamento: 12 de setembro de 2019


Tá em todas as listas mesmo! Em menos de 30 minutos, Ana mescla sons mais antigos, como bossa nova, jazz e elementos até do tropicalismo, com sons mais modernos e psicodélicos. Vale o destaque também para as transições de uma faixa para a outra que foram extremamente bem planejadas. Ouçam! Não é sempre que podemos desfrutar de um trabalho assim.  

Gustavo Argolo

Comentários