Rankingeek: Personagens de Modern Family

E aí pessoal, como estão? Chegamos em Julho, mês do frio e das férias, por isso, nada melhor do que maratonar uma boa série no Netflix. E por falar na plataforma de streaming, uma grande surpresa foi anunciada na semana passada: a sexta temporada de Modern Family, um dos meus seriados de comédia prediletos, já está disponível! Confesso que não consigo segurar a ansiedade quando o assunto é nova temporada fora do Netflix, mas Modern Family é uma das poucas séries que consigo resistir e esperar para ver tudo em uma semana. Quando escrevi este post, tinha acabado de ver o que talvez foi o melhor episódio desta sexta temporada e que inovou em vários sentidos: o ep. 16, Lost Connection.

Lembro-me que na época em que o episódio saiu, houve uma grande repercussão devido ao modo pelo qual as cenas foram gravadas: todas via FaceTime, da Apple. Claro que teve um merchan básico aí da empresa do Jobs, mas fazer uma sequência maravilhosa como essa apenas no Mac da Claire, foi sensacional! E esse episódio só comprovou o que eu, e grande parte do fandom da série, estamos sentindo em relação a alguns personagens e quais nos fazem rir mais. Por isso, decidi estrear uma seção nova no blog que sairia apenas em Outubro (o post tá montado, inclusive, mas o assunto vai voltar a bombar nessa época) e que acabei decidindo adiantar. 

Fonte: www.awardsdaily.com
O post se chama Rankingeek, e apresenta uma especulação ou opinião minha em forma de ranking. É cliché, mas funciona, ao menos pelo que leio em outros blogs e sites. Eu utilizarei três critérios sempre que for classificar um novo ranking para a seção: opinião pessoal, opinião da maioria dos fãs e notícias/fatos. Para este post, o tema será os melhores personagens de Modern Family, do mais chatinho até o mais legal. Vou ressaltar uma última vez antes de começar: é baseado principalmente no meu gosto e opinião, podem discordar a vontade, mas não precisam brigar quanto a isso.

Ah, tirei a ideia do site: https://screenranks.com/2015/09/23/modern-family-season-6-rankings/, mas nossas ordens são completamente diferentes.

Bem, não considerei o Joe ainda na lista porque só vi até metade da sexta temporada e, mesmo ele estando grandão, não falou uma palavra ainda ou atuou de fato. Tentei falar dos núcleos principais e fixos, com exceção apenas do 6º lugar, que é um personagem que ainda não sabemos se vingará na série.


12º - Manny
Fonte: marcusgohmarcusgoh.com
O pequeno garoto da primeira temporada cresceu e virou um adolescente dramático. E quer queiram, quer não, Manny é o único personagem que para mim, continua na mesmice e é muitas vezes isolado de assuntos principais da série. Se ele é o foco de um dos plots, geralmente é porque precisa lidar com uma nova namorada, tem inveja do Joe ou está em uma aula/curso e sofre bullying. Mesmo sendo um rapazinho amável, precisam colocá-lo em plots mais pontuais e inovadores, arriscando novas atitudes e largando o pé da chatice.

11º - Cam
Fonte:tenplay.com.au
Ao contrário do Manny, onde o problema é a falta de plots, acho que Cam sofre com o excesso deles. Em seis temporadas, me lembro de uma parte significante deles: palhaço, fazendeiro, jogador de futebol americano, pai presente, amigão gay, briguinhas com o Mitchell, Notem que sempre é um ciclo entre as temporadas, e mesmo adorando a relação entre ele e o ruivo, acho que os roteiristas forçam piadas de mau gosto para ele enquanto o próprio Mitchell rouba as atenções. Às vezes, menos é mais, e para o Cam, só três plots seriam o suficiente, e se fosse para escolher, eu ficaria com o pai presente, as brigas com o Mitchell e o amigão gay. Ao menos se livrem do plot esportivo que ele melhora 50%.

10º - Luke
Fonte: www.spoilersguide.com
Luke era um dos meus personagens favoritos nas duas primeiras temporadas. Fazia as besteiras sem escrúpulos e divertia sem ser forçado. Porém, tal qual o Manny, o crescimento lhe fez mais mal do que bem. Será que não poderiam guardar as crianças em pó mágico de rejuvenescimento para continuarem sendo crianças? Contudo, diferentemente de seu semi-tio, Luke ainda mantém uma personalidade mais divertida, personalidade própria e plots mais legais. Ele interage com Phil ao sentir ciúmes da relação entre Andy e ele, ainda enche o saco de Alex e Haley, aguenta as chatices de Manny e quando há cenas entre Lily e Luke, saiba que é diversão na certa (bagel e caneta para explicar como vieram os bebês foi uma das cenas que mais ri na sexta temporada). O que faz Luke estar em décimo lugar é mais o amadurecimento que quebra o encanto do personagem em fazer as besteiras, uma criança fazendo isso é legal, mas um adolescente parece mais entendiante.

9º - Jay
Fonte: tenplay.com.au
O patriarca da família não mudou muito no desenrolar da trama e nunca irá mudar. Jay é o cara quadradão, que não mede esforços para agradar Gloria e tenta melhorar a relação com seus três filhos e um enteado. E os plots que trabalham com Jay são alguns dos melhores, ver ele e Gloria juntos é hilário, ou notar seu cuidado em ser um bom pai para Joe ou até mesmo um padrasto aceitável para Manny também. E meu plot favorito, particularmente, são os que incluem Stella, a cadelinha dele. Mas o lado mais negativo de Jay é algo essencial no personagem, e por isso, não tem como fazer diferente: piadas de idosos. Não que sejam ruins ou mal trabalhadas, a questão é que ficam repetitivas ao decorrer da série. Na sexta temporada, por exemplo, teve a piada previsível da fralda geriátrica no mercado, ou que quando ele atendesse o IPhone teria problemas em Lost Connection, entre outros clichés que colocam Jay em nono no ranking.

8º - Mitchell
Fonte: modernfamily.wikia.com
O advogado metódico e certinho poderia estar em sétimo, pois para mim é um empate. O motivo? É que há personagens melhores. A partir deste ponto, não há o que de fato criticar nos personagens em si, mas sim apontar porque ele é mais atraente do que outro. Mitchell só ficou uma posição atrás de sua irmã, logo abaixo, pois acho Claire um pouco mais hilária com seu jeitão despojado, enquanto Mitchell foca mais em caretas e piadinhas ardilosas. Mesmo assim, ele consegue ganhar disparado em cenas cômicas do que Cameron, e os plots onde ele está trabalhando ou precisa fazer uma defesa no julgamento são muito bons.

7º - Claire
Fonte: tenplay.com.au
A mamãe Dunphy é dentre o maravilhoso elenco feminino desta série a que menos se destaca, mas nem por isso, merece ficar lá embaixo. Claire funciona muito bem como a mãe preocupada que precisa assar um peru reserva para o marido desastrado, mas que também curte momentos de lazer para ela. A sexta temporada, por sinal, ressalta bem isso, pois lembro de três momentos onde ela precisava respirar e ter um tempo próprio: ter um quarto de hotel só para ela, viajar em classe executiva sozinha e aproveitar seu tempo de leitura extra no verão perfeito do primeiro episódio. O que incomoda em Claire é o jeitão de sou amiga de todos que tenta transparecer. É assim na empresa de armários, no começo com os novos vizinhos ou em temporadas anteriores quando concorria para ser política. Se Claire fosse menos forçada com as pessoas para que gostassem dela, subiria algumas posições.

6º - Andy
Fonte: www.ibtimes.co.in
O que dizer do babá/au pair/manny que mal conhecemos, mas já consideramos pacas? Andy é o único da lista que ainda não está na família de verdade (não me deem spoilers da sétima temporada u.u) e consegue ser mais engraçado do que todos os outros homens de MF, com exceção de Phil. E é ótimo ver como ele complementa a maioria dos personagens: é o porto-seguro de Glória, o manny de Joe, o BFF e quase namorado de Haley e o estagiário dos sonhos de Phil. Ele passar naturalidade, solta pérolas nos momentos certos e mexe com a vida da família moderna em pontos positivos. Além disso, faz o impacto que deveria ter rolado com Dylan e, ainda bem, não rolou. Andy precisa ser fixo nesse elenco desde já, espero que os produtores deem um jeito de incluí-lo, mesmo se não quiserem Haley namorando o coitado (o que eu e a maioria do fandom discorda, shippamos Handy e não ligamos que ela fique com o nome Haley Bailey).

5º - Alex
Fonte: tenplay.com.au
Se eu fosse analisar até a segunda temporada, diria que Alex estaria no lugar de Luke no ranking. Entretanto, a menina evoluiu tanto e, apesar de ainda ser nerd e sistemática, consegue aprender com os erros e amenizar a própria vida com as dicas da mãe e da irmã que acaba não mais transparecendo o sentido de sabichona dos Duncan, mas sim de mais esperta. A diferença é sutil e, ao mesmo tempo, perceptível. O que ainda enrosca um pouco a personagem são os múltiplos namoricos que não dão em nada, enquanto a irmã mais velha rendeu dois personagens divertidos a série (Dylan e Andy), Alex ainda precisa de um crush que se destaque. No dia em que visitou a faculdade (foto), o garoto lá parecia ser um bom par, só que pelo visto, não aproveitaram.

4º - Haley
Fonte: www.ibtimes.co.in
Os quatro personagens principais são os mais engraçados em um nível astronômico de diferença do restante da lista. A começar por Haley, que graças a deus cresceu e se tornou a adolescente nonsense com idade para isso. Seus relacionamentos e conhecimentos que a própria família desconhece faz com que ela seja uma personagem sem igual. Ás vezes preferem depositar a confiança e acreditar que ela é santa (no aniversário de 21, seria o seu primeiro drink? Sabem de nada, inocentes) e em outros momentos acham que ela cometeu atrocidades (o casamento em Las Vegas com Andy é menos pior do que ela comprar um livro, haha). O que faz Haley ser ainda mais carismática são os trejeitos da atriz, consegue ser carismática e transparece uma futilidade jovem inacreditável.

3º - Lily
Fonte: www.wow.com
Quem diria que a garotinha bebê da primeira temporada viraria uma peça única e mais esperta que Luke nos dias atuais? Não há cena ruim com Lily, consegue passar a perna nos pais e chantageia os membros da família com sua idade precoce. Mesmo ficando em segundo plano, rende os melhores plots, inclusive para Mitchell e Cam. O único receio é ver que, com o passar do tempo, ela cresça sem parar e fique chatinha como seus primos. Espero que consigam manter a personagem nesse nível maravilhoso de atuação e roteiro por mais umas dez temporadas.

2º - Phil
Fonte: www.latinpost.com
Phil é o pai que todo mundo ama e, diferentemente de Cam, consegue lidar muito bem com sua vida multifacetada. É um competidor nato no ramo imobiliário, ama ser líder de torcida, não perde um lançamento tecnológico, ama cozinhar, arrisca fazer mágicas, gosta de dançar High School Musical e ainda assim é um pai presente que faz as bobeiras mais variadas com os filhos. Não tem como negar, se o Phil está em cena, ele quase sempre salva qualquer plot, dá graça à falação de Alex, renova as bobeiras de Luke, contrabalanceia a Claire mandona, irrita o quadrado Jay e não muda a sua essência. Não é a toa que é o único homem no top 5, é alguém que merece mais do que apenas simpatização, deve ser aplaudido de pé. Afinal, quem traz uma alpaca para casa?


1º - Gloria

Fonte: www.purefandom.com
Seu nome já diz tudo: é pra glorificar de pé quando ela aparece. A começar pela atriz, Sofia Vergara é uma adição maravilhosa a série em todos os sentidos. E quanto a personagem, não tem episódio ruim com ela: seu estereótipo de colombiana rende dramalhões e casos que amamos ver desde as novelas mexicanas no Brasil. As cenas que mais ri em MF foram as que Glória fala alguma palavra errada em inglês ou quando ela toma um tremendo susto com o cachorro-mordomo de Jay. Enquanto os Dunphy possuem uma eclética mistura divertida e os Pritchett-Tucker são salvos pelos momentos com Lily, Gloria rouba toda a cena na casa dos Pritchett, salvando plots de marasmo de Manny ou de machismo de Jay. É uma personagem completa, e quando decide meter o bedelho na vida de qualquer outro parente, rende os melhores episódios.


~Murilo/Mud

Comentários

  1. É tudo questão de gosto. Eu acho a Glória um dos piores personagens, enquanto o Phill é o melhor. Pra mim, é claro.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que o Manny é o mais chato...e gosto muito no núcleo gay.

    ResponderExcluir
  3. Finalizei a 10 temporada recentemente. Concordei com muitas coisas escritas e outras nao. Mas digo nao pq eles mudaram muito depois da 6 temp. Por exemplo, percebi q tomei birra da Alex. Como pode ela ser tao intolerante, superior, chata com a familia, com o namorado q trab com a mae dela? Isso realmente me irrita. A Lili perdeu a essencia de criança adulta, a atriz parece ficar desconfortavel em cena e ja nao tem grande destaque, apenas a colocam como "aborrescente". E a Gloria é muito esteriotipada. Claro que isso foi um pensamento que foi mudando ao longo de todas as temporadas.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do top mesmo sendo quando a pessoa tava na temporada 6. Eu Mudaria algumas coisas, mas ta bom até. Eu gosto da glória, acho ela engraçada mas ela não fica em primeiro. é uma obviedade para toda internet que o phill é o melhor personagem. Não desmereço a glória porque ela é boa personagem, mas não tem comparação. Alex é muito irritante e não entra no top 5. Eu acho que Andy deveria entrar no top 5 mesmo saindo da série cedo, conquistou o coração de todo mundo e inclusive faz parte do casal mais shippado de modern family junto com a haley. Eu acho que lily perde essa fantasia de criança e se torna chata. No fim eu acho que deixaria assim:
    12- manny
    11- Alex
    10- claire
    9- jay
    8 - Lily
    7- Cam
    6- MItchell
    5- Gloria
    4- Luke
    3- hayley
    2- Andy
    1- Phill

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz esse comentário quando estava no início da season 8. Eu concordo com tudo que disse tirando o top.Eu botaria definitivamente pra mim, assim:
      14-manny
      13-alex
      12-joe
      11-Lily
      10- cam
      9-claire
      8-mitchel
      7-dylan
      6-jay
      5-Gloria
      4-luke
      3-Hayley
      2 -Andy
      1-phil

      PS: eu n gosto da hayley e do dylan juntos, eu n acho um casal legal e n tem quimica. Eu acho que andy e hayley é o melhor casal de modern family, é uma pena que n terminaram juntos e a maioria da internet concorda comigo( tem uma votação que 97% das pessoas que participaram preferiam a hayley terminar com o andy do que com o dylan. O que eu to tentando dizer, é que eu acho o dylan um personagem mto engraçado pelo jeito estupido, mas eu n gosto dele com a hayley. Acho que ele merce a posição que ta no top e tou mostrando que tem como quebrar essa barreira, a galera tem um negocio que se shippa o andy com a hayley n pode gostar do dylan e se shippa dylan com hayley n pode gostar do dylan. Tem que parar com esse negocio. OS dois são legais, mas o andy combina mais com a hayley e é mais legal.

      Excluir
  5. Gente KKKKKKK ainda bem que gosto é pessoal pq, para mim, o Manny tá no topo. Todas as vezes que chorei de rir na série foi com o Manny. Não vou fazer a lista, mas Manny, Cam, Glória e Phil sao meus preferidos.

    Já Mitchel e Clarie acho os mais chatos. Não que eu não goste deles, só não sorrio tanto com nas cenas. Com o Mitchel, só quando ele está com o Cam.

    ResponderExcluir
  6. Para mim os melhores
    4 Alex
    3 Luke
    2 Jay
    1 Phil


    Prefiro o Michel a Clarice

    ResponderExcluir
  7. meu top10:
    10-Alex
    9-Manny
    8-Haley
    7-Claire
    6-Luke
    5-Jay
    4-Andy
    3-Dylan
    2-Mitchell
    1-Phil

    ResponderExcluir

Postar um comentário