Os 25 melhores episódios de séries em 2019

E aí, pessoal, como estão? Sei que dei uma sumida aqui do blog, a vida andou um pouco corrida nos últimos meses, mas confesso que não poderia deixar de postar essa lista que tanto amo fazer e discutir a respeito com quem nos acompanha. O Gustavo deve em breve preparar a de discos, e eu fiquei encarregado dos seriados. 
Primeiramente, é claro que não assisti todos os seriados da Terra. Muitos não me empolgam (alô GoT), outros eu não tive tempo de ver, então por isso, essa lista não vai agradar a maioria, afinal, gosto é relativo e se discute. Mas vou destacar algumas das produções que mais me interessaram ao decorrer desses doze meses.
Segundo, a publicação deve estar saindo em meados de dezembro, ou seja, muitas séries aqui citadas não foram ainda concluídas, como é o caso de Mr. Robot, ou ainda não foram lançadas (segunda temporada de You e a estreia de The Witcher, por exemplo). Por isso, levem em consideração o período entre 01 de Janeiro até 15 de Dezembro (dia da season finale de Watchmen). E uma série que infelizmente não aparecerá na lista, por demérito meu, é Succession, só vi os dois primeiros episódios da segunda temporada ainda, mas pelas críticas e prêmios, ela deveria figurar aí pelos episódios finais, portanto, peço desculpas de antemão.
Por fim, diferente do que fiz no ano passado, não irei repetir séries nessa lista. Por exemplo, colocar dois episódios de uma mesma série. Colocarei o que foi o melhor capítulo pra mim, e explicar por quais motivos escolhi ele.
Sem mais delongas, vamos ao top 25, do pior ao melhor. E para começar, uma menção honrosa:
Menção Honrosa - Breaking Bad - El Camino

Resultado de imagem para breaking bad el camino youtube"

Falar de séries que marcaram 2019 e não citar Breaking Bad é praticamente uma ofensa. Depois de muito mistério sobre o que os dois atores icônicos poderiam estar tramando, eis que cai uma bomba no meio do ano com o surgimento de El Camino, um filme que acontece logo após o desenrolar da season finale, sob o ponto de vista de Jesse Pinkman. Apesar de ser um baita fanservice, o especial nos pega pela nostalgia e pelos easter eggs. Por isso, não poderia ficar de fora dessa extensa lista.

25 - His Dark Materials - 01x01 - Lyra’s Jordan

Resultado de imagem para his dark materials youtube"

Vamos começar pela última colocação das minhas preferências. His Dark Materials é a série nova da HBO baseada na Bússola de Ouro e que certamente você já ouviu falar. Vi até o momento em que escrevia esse texto os três primeiros episódios, e sem dúvidas o piloto é o meu favorito até então. A qualidade do seriado impressiona, o elenco é caricato e os daemons são lindos de se ver em tela. Anda arrisco dizer que os episódios são muito longos, e talvez isso possa impactar no roteiro, mas eu precisava comentar um pouco sobre essa grata surpresa de 2019 na lista.

24 - Black Mirror - 05x02 - Smithereens

Resultado de imagem para black mirror smithereens youtube"

Podemos todos concordar que a série já está perdendo a graça ou ainda não? Sou muito fã de Black Mirror (inclusive participei da experiência na CCXP) mas não nego que achei essa temporada fraca. Striking Vipers passou longe dessa lista. O episódio com a Miley Cyrus tem lá seu charme, mas não encanta. Por fim, resta talvez o mais indicado para ocupar a vigésima quarta colocação daqui, que é Smithereens, ou como ouço chamarem, o episódio do sequestro. Confesso que no começo, achei o final do episódio um tanto quanto abrupto, mas depois você passa a digerir melhor toda a situação. Se for escolher um do trio, não pense duas vezes e vá com esse.

23 - Riverdale - 04x01 - In Memoriam

Resultado de imagem para riverdale in memorian youtube"

Nunca achei que fosse colocar um episódio de Riverdale nos melhores do ano, pois a qualidade e vontade de ver a série só caem. Contudo, um fator crucial faz com que In Memoriam mereça uma posição no ranking. É o episódio que homenageia a morte do ator Luke Perry e de seu personagem Fred Andrews. Vimos um elenco sensibilizado e visivelmente impactado pela tragédia. Por respeito ao ator e a série, com certeza ganham o vigésimo terceiro lugar.

22 - Deadly Class - 01x02 - Noise, Noise, Noise

Resultado de imagem para deadly class youtube"

Hora de falar de uma grande surpresa seguida de decepção. Deadly Class tem um jeito cartunesco e trash que encantaria qualquer fã de quadrinhos. É violenta, gore, agressiva e ao mesmo tempo cômica e engraçada. Assisti a primeira temporada pelo Globoplay e mano, que cliffhanger eles deixaram na season finale. O que eu não imaginava é que aquela seria a series finale. Cancelada, sem mais nem menos, por besteira. Destaco ao menos o segundo episódio, que junto ao primeiro, me conquistaram.

21 - Dear White People - 03x02 - Vol. II

Resultado de imagem para dear white people vol 3 youtube"

Pela terceira vez temos um segundo episódio entre os mais bem colocados. Seria um padrão? Pois bem, DWP, como gosto de apelidar, teve na minha opinião, um ano grandioso e mais dinâmico. Só que isso parece ter afetado o fandom, que não gostou das mudanças e do enfoque nos personagens secundários. Acho que a Brookie, por exemplo, foi uma grata surpresa. Mas concordo que houveram momentos ao longo dessa temporada que poderiam melhorar. Destaco como meu episódio favorito o segundo por focar na história de Joelle e Reggie.

20 - 3% - 03x07 - Jardrone

Resultado de imagem para 3% serie youtube"

Achou mesmo que não ia ter série nacional? Melhor repensar. Na minha listinha de coisas a assistir está Segunda Chamada, mas por enquanto, 3% tem lugar garantido aqui. Isso porque foi a temporada que mais gostei do seriado, vi o elenco dar uma amadurecida e a trama consegue ainda surpreender. Destaque para o Rodolfo Valente, que nessa terceira temporada, foi incrível. Mas o legal de Jardrone, o sétimo episódio, é descobrir o espião do Maralto. E quem você pensa que pode ser, pode acabar não sendo. Pelo plot twist, recebeu a vigésima posição.

19 - La Casa de Papel - 03x01 - Hemos Vuelto

Resultado de imagem para la casa de papel youtube"

BOOM BOOM CIAO. Nossos ladrões favoritos estão de volta, dessa vez para salvar Rio. E o que dizer desse primeiro episódio? Teve Arturito coach, novo assalto sendo anunciado, Lisboa fazendo parte da equipe, e eles se reencontrando em uma ilha paradisíaca. A produção e o orçamento foram caprichados, por isso coloquei o piloto. Mas quem viu o oitavo episódio pode até achar que merecia o lugar, e eu não nego.

18 - Desventuras em Série - 03x05 - Penultimate Peril: Part 1

Resultado de imagem para a serie of unfortunate events season 3 youtube"

Uma de minhas séries favoritas teve seu fim no começo de 2019. Desventuras vai deixar saudades, em especial o Conde Olaf e sua parceria Esmé. Mas os órfãos Baudalaire viveram incríveis aventuras, como grutas submarinas e ilhas à beira de um colapso por conta de um charlatão. Mesmo assim, não pude deixar o hotel de fora. A montagem desse episódio merece meus parabéns, e fora o toque cômico típico da série, mais afiado, impossível.

17 - The Walking Dead - 09x15 - The Calm Before


Resultado de imagem para the walking dead  season 10  youtube"

Além de Riverdale, quem diria que TWD figuraria no meu top 20 não é mesmo? Quem acompanha a série sabe como ela voltou a ficar boa depois da troca de produtores. A partir da saída de Rick, a nona temporada ganhou novos rumos, que se mantiveram consistentes também na décima (pelo menos a primeira parte). E se ninguém esperava outro momento como a invasão do acampamento da primeira temporada ou o ultimato de Negan na sexta, tome-lhe porrada: as mortes nas estacas pelos sussurradores pegou todo mundo de surpresa, deixou a gente boquiaberto mesmo. Alpha não entrou de brincadeira, e por isso, é a décima sétima dessa lista.

16 - The Good Place - 04x04 - Tinker, Tailor, Demon, Spy

Resultado de imagem para the good place season 4 youtube"

Se fosse nos anos anteriores, The Good Place com certeza teria posições melhores nesse ranking. Mas nem por isso a série perdeu a graça, talvez apenas durou uma temporada a mais do que deveria. Com enrolação no começo, a coisa começou a funcionar melhor no quarto episódio, comprovando uma teoria dos fãs. Não vou dar spoiler, mas até o momento, é um baita episódio. E destaque para o Jason, claro.

15 - The 100 - 06x04 - The Face Behind The Glass

Resultado de imagem para the 100 season 6 youtube"

Se você largou The 100 na primeira temporada achando que era uma série teen, bobeou. Já fiz até post sobre isso aqui no blog. E a qualidade da sexta temporada se manteve alta, por isso, ver Clarke Griffin quase morrer e ser substituída por Josephine fez a série brilhar nessa penúltima season. Méritos para a Eliza, claro, mas interpretar Clarke sendo Josephine e depois viceversa foi quase como ver Tatiana Maslany, de Orphan Black, no espaço sideral.

14 - The Umbrella Academy - 01x03 - Extra Ordinary

Resultado de imagem para the umbrella academy youtube"

Outra série que gostei bastante nesse ano e que também veio adaptada dos quadrinhos (mas diferente de Deadly Class, ganhou boa recepção). A série baseada na HQ de Gerard Way e Gabriel Bá trouxe elementos sombrios, com um ar de família. O número 5 é um dos mais divertidos em cena, e o terceiro episódio mostrou muito bem isso. Ansioso para a segunda temporada na Netflix.

13 - Boneca Russa - 01x07 - The Way Out

Resultado de imagem para russiam doll youtube"

No mesmo mês de The Umbrella Academy tivemos uma série de comédia estrelada e roteirizada por uma atriz de Orange is The New Black. E não é que deu certo? Boneca Russa é divertida, rápida e sagaz, uma mistura de A Morte te dá Parabéns com um humor mais sórdido. The Way Out é o momento de epifania da série, por isso ocupa o décimo terceiro lugar da lista.

12 - Unbreakable Kimmy Schmidt- 04x09 - Sliding Van Doors

Resultado de imagem para umbreakable kimmy schmidt season 4 youtube"

Também no começo do ano nos despedimos de Unbreakable (They alive, dammit). Mas tal qual The Good Place, UKS começou como um seriado promissor e com comédia diferenciada, e se tornou aos poucos, monótono e repetitivo. Além disso, Titus, que era para ser o personagem coadjuvante, roubou a cena e cresceu como um ícone maior que Kimmy. E ao fazerem algo diferente do que apresentavam, com referências á cultura pop, é que surgiu o nono episódio da temporada. Mias uma vez, é o tipo de conteúdo que é melhor ver sem receber spoilers, por isso, se você largou a série na primeira temporada, talvez assistir a esse episódio específico possa te fazer se sentir nostálgico.

11 - Looking For Alaska - 01x07 - Now Comes the Mistery

Resultado de imagem para ooking for alaska seriesyoutube"

Quem diria que um dia teríamos uma adaptação de Quem é Você, Alasca? E melhor do que um filme, John Green emplacou o formato em seriado, pelo Hulu. Ainda com exibição inédita no Brasil, a série conseguiu uma façanha ainda maior: ser mais bem adaptada que o livro. A atriz que faz o papel de Alasca é perfeita, os detalhes e complementos usados na série são contundentes, e o que dizer dos trotes? Incríveis! Mas minha ressalva vai para o ator que interpreta o Miles, achei ele aquém do que poderia oferecer. Se você já leu o livro, saiba que esse sétimo episódio é o momento de virada, o clímax da história. Prepare os lencinhos porque garanto que não será fácil.

10 - Killing Eve - 02x01 - Do You Know How to Dispose of a Body?

Resultado de imagem para killing eve season 2 youtube"

Se você chegou até o top 10, verá que agora, a coisa começa a se afunilar ainda mais. Qualquer uma das indicadas a seguir poderia ocupar o topo da lista, mas talvez tenham ficado para trás por meros detalhes e pelo meu gosto pessoal. E bem, vamos falar de Killing Eve. Após uma primeira temporada surpreendente, a segunda quase conseguiu manter o nível da primeira. A história pode ter demorado um pouco mais para engrenar, mas quem cresceu nesse interim foi a personagem Vilanelle, interpretada pela vencedora do Emmy 2019 de melhor atriz pelo papel, Jodie Comer. Em Do You Know How to Dispose of a Body?, vemos a vilã sádica tentando voltar à caça por Eve, o que rende momentos cômicos como ela presa em um porta-malas.

9 - The Boys - 01x01 - The Name of The Game

Resultado de imagem para the boys amazon youtube"

A série que todo mundo andou falando está no meu top 10. The Boys é outra adaptação de quadrinhos para a TV (a terceira que você leu hoje, mas ainda não será a última). Tal qual Deadly Class, é sangrenta e gore, mas diferente da finada, tem uma trama mais sólida e realista. O elenco é incrível e o nível de bizarrice é tamanho que se você não assistiu ao seriado ainda, melhor se preparar para se surpreender. Quase coloquei o quarto episódio aqui por conta das cenas do avião e bem... do golfinho. Mas o piloto também tem momentos épicos, como o homem invisível e o ponto de virada do protagonista.

8 - Stranger Things - 03x08 - The Battle of Starcourt

Resultado de imagem para stranger things season 3 youtube"

Um fenômeno dessa década para os mais jovens e mais sedentos pela nostalgia é, sem dúvidas, Stranger Things. Muitos podem alegar que a série vive um ciclo de repetições e um roteiro até preguiçoso, mas quem disse que isso não funciona? Quando o apego pela afetividade e pelo emocional são maiores, você acaba ignorando isso. E é o que acontece no finale da terceira temporada, a batalha no shopping, os desfechos deixados para a quarta season e, claro, o momento Never Ending Stoooory de Dustin e sua amada. Fofo, divertido, tocante e cheio de ação e aventura, precisava ocupar a oitava posição.

7 - Sex Education - 01x05 - Episode 5

Resultado de imagem para otis sex education youtube"

Quem imaginaria que uma série que chegou tímida no começo do ano ganharia uma legião de fãs fevorosos e desesperados para uma segunda temporada? Com ironia nos discursos e sem medo de qualquer tabu, Sex Education nos mostrou a rotina de Otis, Maeve e Eric. O episódio em questão tem dois momentos marcantes do seriado: a briga entre Otis e Eric, e a sororidade das meninas na escola perante um vazamento íntimo. Talvez você lembre mais como o episódio de "It's my v****a".

6 - Big Little Lies - 02x02 - Tell Tale Hearts

Resultado de imagem para big little lies season 2 mary louise youtube"

Há quem ame e há quem não suporte esse seriado. Fato é que a primeira temporada estava fechadinha e perfeita. Então a dúvida é: precisava de segunda temporada? Sim e não. Sim pois temos Meryl Streep e um elenco de peso. Não pois algumas histórias contadas foram meramente um recurso para ganharem mais audiência. Mesmo assim, a qualidade dessa ex-minissérie se manteve alta, e deixá-la de fora da lista seria um sacrilégio.

5 - Mr. Robot - 04x05 - Method Not Allowed

Resultado de imagem para mr. robot season 4 youtube"

Na última temporada de Mr. Robot, o nível da série se manteve altíssimo. Não é à toa que ela ocupa a quinta posição nesse cobiçado (ou nem tanto assim) ranking. São vários os momentos de destaque do que temos visto até então. O primeiro episódio começa com uma bomba abrupta. O décimo é um romance e tanto, nunca antes visto na televisão. O sétimo é a quebra do estado emocional do nosso protagonista. Mas Sam Esmail, o criador da série, gosta mesmo é de nos surpreender nos quintos episódios. Na temporada 3, o capítulo inteiro foi filmado em plano sequência. Já a inovação desse quinto, é que apenas DUAS frases são ditas o episódio inteiro: na primeira cena e na última. Além disso, a perseguição de Elliot pelas ruas da cidade é incrível, coisa de filme de alto orçamento, com ajuda de drones para captar toda a ação. Se você ainda não deu uma chance a Mr. Robot, não perde mais tempo, pare o que estiver assistindo e entre para a fsociety.

4 - Watchmen - 05x01 - Little Fear of Lightning

Resultado de imagem para watchmen series hbo youtube"

O que podemos falar de Damon Lindelof? De Lost até The Leftovers (sdds <3) ele foi crescendo a ponto de nos entregar a complexidade do universo das HQs dos vigilantes. Primeiramente, eu recomendo e muito vocês assistirem a série junto de extensões. Quando digo isso, me refiro a lerem o quadrinho original, ou assistirem ao filme de 2009 ou ainda melhor, acompanhar vídeos no YouTube que complementam e explicam a série (recomendo fortemente três canais: Carol Moreira que fez uma retrospectiva incrível e sucinta, Michel Arouca do SérieManíacos e Mikannn que fizeram vereditos e teorias após cada episódio).

Dito isso, Watchmen é o tipo de série que eu amo assistir. É aquela que te joga bizarrices e perguntas sem respostas na cara, e aos poucos, vai se tornando um quebra-cabeças compreensível, mas que nem por isso deixa de ter ação e de falar de questões públicas e sociais de peso. A temática da série gira em torno de racismo nos Estados Unidos, e colocar ninguém menos que Angela King no papel de Sister Night, a protagonista, e dar todo o poder à ela, é surreal de tão perfeito. Aqui caberiam os nove episódios da série, porém, destaco dois deles: o sexto, que se passa inteiro em preto e branco e conta a história de um dos personagens da trama (o Will) e o quinto, que foi o escolhido. Ele relata o passado do Looking Glass, e com isso, vemos a melhor cena de abertura de 2019. Não vou dar spoilers, mas é daquelas que só Lindelof poderia fazer.

3 - Olhos que Condenam - 01x04 - Part Four

Resultado de imagem para when they see us youtube"

When The See Us era a minissérie que todo mundo precisava em tempos tão sombrios quanto os de 2019. A histórias dos meninos negros do Brooklyn em meados dos anos 90 que sofreram uma opressão racista por parte da justiça ganhou os holofotes na Netflix, com direção de ninguém menos do que Ava Duvernay. Os quatro capítulos mereciam estar nessa lista, sinceramente. O primeiro nos mostrou um elenco juvenil incrível tendo que interpretar os cinco rapazes que foram coagidos a se entregarem por um crime que não cometeram. O segundo mostrou um pouco mais das consequências e de como os meios externos influenciaram na decisão da pena que iria cumprir. O terceiro é a vida após a liberdade de quatro deles, que claro, não foi nada fácil.

E porque então eu coloquei o quarto e último episódio? Duas palavras: Jharrel Jerome, o ator que aos 21 anos, ganhou um Emmy pelo papel de Korey Wise. Quem viu esse episódio específico sabe o quão emocionante foi a atuação dele mostrando a história de Wise, desde o sofrimento na prisão com a falta do ar condicionado ou ventilador até as coincidências que a vida levou para encontrar o verdadeiro culpado do crime que não cometeu. Você sofre, chora, clama por justiça e liberdade ao ver esses minutos angustiantes. Por isso merece o terceiro lugar da lista.

2 - Chernobyl - 01x02 - Please Remain Calm

Resultado de imagem para chernobyl hbo youtube"

Talvez Jharrel mereça sim o prêmio de melhor interpretação que ganhou no Emmy. Mas existem dois episódios que por detalhes de execução, ainda conseguem superar o meu favoritismo desse ano (e mais uma vez, apenas por gosto meu, não mérito, ok?). E os dois são, novamente, da HBO. Começando por outra minissérie: Chernobyl. Se entre maio e junho desse ano você não ouviu falar dessa série, vou dar uma breve resumida. Vemos pelo olhar de três personagens o que foi o desastre nuclear que atingiu a União Soviética na década de 80 e quase expôs o mundo ao caos completo.

Milhões de vidas, habitats e famílias foram destruídas com a tragédia. Ela serviu de exemplo para futuras gerações e há quem diga que foi a verdadeira derrota do regime soviético. Em poucos capítulos, a HBO tentou reproduzir as consequências e causas desse momento para quem nunca tinha ouvido falar do acidente. E o resultado tem a sua beleza trágica no ar. Por um lado, é incrível ver como conseguiram reproduzir tanta coisa, cada detalhe, das roupas dos funcionários da usina até os efeitos da radiação no corpo. Por outro, você fica angustiado, vê que a desgraça vai acontecer e não há como prevenir. O segundo episódio é um dos que termina com um gancho violento para te obrigar a ver o terceiro: os três heróis que entram no reator. O barulho da água pingando e da radiação aumentando conforme avançam quase me fez roer as unhas, e por isso está na segunda colocação.

1 - Barry - 02x05 - ronny/lily

Resultado de imagem para ronny lily barry youtube"

Como disse anteriormente, mais uma vez temos uma série da HBO no topo. Mas dessa vez, vamos ficar longe dos dramas e minisséries reais e vamos falar de comédia. Barry me conquistou na primeira temporada pelo texto sarcástico e rápido, além de um elenco de primeira. Não é à toa que Bill Hader foi premiado também pelo papel do protagonista. Mas o final desses oito episódios iniciais nos leva a entender que a segunda season estaria perdida. Errou feio, errou rude.

A temporada seguinte consegue ser ainda melhor, mais ácida e dinâmica do que a anterior. em ronny/lilly, em especial, temos uma sequência bizarra de acontecimentos que você demora a entender o que está acontecendo. É como se sua ficha não caísse. Tem luta, pancadaria, perseguição, meninas de oito anos de idade que lutam melhor que campeões de jiu jitsu, e por aí vai. E sabe o que é mais curioso? O próprio Bill Hader foi quem dirigiu o episódio. Não quero adentrar em mais detalhes para não soltar spoilers a quem se interessar, mas a minha dica é que você comece Barry assim que puder. A quem eu indiquei, ao menos acho que não frustrei ;)

Fontes das imagens: YouTube e Divulgação

~Mud/Murilo

Comentários