Rankingeek: Episódios de Black Mirror

Fala pessoal, tudo bem? Depois de pular muito carnaval (só que não), nada melhor do que falarmos sobre séries aqui no blog. Essa postagem era pra ter saído em janeiro devido ao hype, mas como o post sobre férias ia ficar descontextualizado, tive que jogar esse aqui pra fevereiro. O assunto da vez é Black Mirror, que após uma quarta temporada boa (não para o público, mas para mim valeu a pena), a série deu o que falar em alguns de seus episódios.

Eu gosto muito de um formato de post usado pelo portal El País, onde eles atualizam a lista completa de episódios do pior pro melhor. Irei usar o mesmo formato, já deixando os créditos a eles, mas com o meu critério de avaliação para fazer um rankingeek do pior para o melhor. Vou ressaltar mais uma vez que a lista a seguir segue apenas a minha ordem de preferência, e não leva em conta avaliação do público, e nem de crítica especializada.

Mais alguns detalhes antes de começar: pode ser que role um spoiler pequeno de cada episódio nas descrições breves e nos motivos, então fique atento. Mas vou tentar evitar o máximo possível. E eu assisti a série quando ela saiu na Netflix na terceira temporada, mas foi tudo um pouco embaralhado, comecei com Nosedive e meu último foi Men Against Fire, fiz tudo na aleatoriedade e deu certo.

Sem mais delongas, vamos falar sobre a série:

Legenda:
Vermelho - Episódios que não curto
Laranja - Episódios que acho regulares
Verde - Episódios que eu gosto
Azul: Episódio que são muito Black Mirror

19º - 04x05 - Metalhead
Resultado de imagem para black mirror metalhead youtube
Vamos começar pelo que menos gosto em Black Mirror. A ideia, o conceito e a execução de Metalhead é muito aquém do que eu esperava. Nada mais é do que um terror psicológico banal, por um objetivo torpe (ursinhos de pelúcia, eu sei que foi proposital, mas acho nada a ver), feito em preto e branco (o que é a melhor parte, convenhamos). Sério, aquele cachorro-barata-robô não mete medo em ninguém, os atores têm atuação fraquíssima e há uns furos de roteiro toscos no episódio todo. Melhor irmos para o próximo.

18º - 03x03 - Shut up and Dance
Resultado de imagem para black mirror shut up and dance youtube
Toda vez que leio esse nome lembro da música do Walk to the Moon, haha. Enfim, sei o que vão falar aqui, geral vangloria esse episódio, acha ele o pica das galáxias e tudo mais, mas sinceramente, não rolou comigo. Para falar desse caso especificamente, preciso dar o spoiler do final dele, então, você foi avisado. A história do garoto sendo ameaçado era algo que considerei dentro do esperado, por isso não me surpreendeu. Aí vem a revelação de que ele é pedófilo. Se você parar pra pensar na cena do começo, onde ele conversa com a garotinha na lanchonete, você vai dizer; achei pesado. Mas pra mim é isso, é um episódio pesado e não me deu um impacto mais profundo ou uma surpresa que nem todo mundo comenta. Devo avisar ainda que os episódios baseados em tecnologias praticamente críveis nos dias atuais são os que menos gosto, logo vocês verão o reflexo disso na lista. Por fim, tava na cara que ele ia se ferrar no final, mesmo fazendo tudo que o troll pediu. E por falta dessa surpresa maior, ele está em 18º na minha lista.

17º - 01x01 - The National Anthem
Resultado de imagem para black mirror The National Anthem Youtube
O princípio de Black Mirror amarga a décima sétima posição no meu ranking. Duas coisas que citei antes nesse texto podem ser a razão de eu achar o plot do primeiro ministro transando com o porco desinteressante. Primeiro, o fato de eu assistir Black Mirror fora da ordem cronológica. Como iniciei por episódios onde a tecnologia era mais presente, achei essa simples demais e com pouca crítica em relação a outros. O segundo fator é, novamente, o meu pouco caso com episódios em que a tecnologia usada nada mais é do que algo que já temos no nosso dia a dia. O dilema trabalhado é bacana, mas fica nisso mesmo.

16º - 01x03 - The Entire History of You
Resultado de imagem para black mirror The Entire History of You Youtube
“O que? Esse cara idiota deve estar de brincadeira.” Não, meu amigo, não estou. Esse era um episódio que tinha tudo pra dar certo no meu conceito e, não à toa, figura na lista de muitos entre os favoritos. Entretanto, o terceiro episódio da primeira temporada, focado na capacidade de gravarmos tudo o que presenciamos, teve um viés mal escolhido na minha opinião. Acho essa uma das melhores tecnologias usadas em Black Mirror, só que o que me irrita é o potencial desperdiçado em cenas de traição e relacionamento de um casal sem sal. Queria que pudessem usar isso no melhor estilo Minority Report, solucionando crimes ou sob uma trama política. Veremos algo similar em Crocodile (logo mais nessa lista), mas não é igual. Por essas e outras, ele está em décimo sexto.

15º - 02x03 - The Waldo Moment
Resultado de imagem para black mirror The waldo Youtube
O último da lista dos desgostos deste que vos fala é o episódio mais odiado pela galera (até surgir Metalhead). Waldo é um personagem idiota, convenhamos, e o contexto atual mais uma vez me perturba em relação a outros episódios. Contudo, acho o contexto uma excelente crítica ao cenário atual, ao contrário de National Anthem e Shut up and Dance, por exemplo, que são casos de mesmice em um mundo em que ambos dão a impressão de já terem acontecido. Ainda mais em tempos onde a alienação política é um problema casual, acho isso importante destacar para dar os poucos méritos ao 02x03. Mas outro ponto negativo nesse episódio são as atuações, acho bem fracas. Enfim, merece o lugar em que está.
14º - 04x03 - Crocodile
Resultado de imagem para black mirror crocodile Youtube
Abrindo a leva de episódios regulares, temos Crocodile, aquele episódio onde uma mulher para acobertar um crime, começa a matar cada vez mais gente e é pega por um… (spoiler) porquinho da índia. A tecnologia é parecida com a de Entire History, mas é mais arcaica. Acho todo o plot bem interessante e bonito visualmente, mas o que lhe deixa regular na lista são as forçadas de barra. Ele ganha pontos pelo tom pesado, típico de Black Mirror, mas perde alguns pelo lado bracinho curto. E sério, aquela loira protagonista é horrível hein.

13º - 03x02 - Playtest
Resultado de imagem para black mirror playtest Youtube
Esse episódio é um dos mais esquecidos pela galera em geral. Trata-se daquele em que um cara topa ganhar uma grana em troca de testar um jogo de realidade virtual, na verdade, presencial. Ele tem umas nuances de terror e é perturbador no seu fim. Entretanto, ele fica aqui nessa posição porque não teve nada de atrativo e nem de negativo para mim. Ele é simples e efetivo.

12º - 03x05 - Men Against Fire
Resultado de imagem para black mirror men against the fire Youtube
Para quem não se recorda, esse é o episódio em que os soldados enxergam outros humanos como “baratas”, na verdade, como se fossem zumbis. A ideia é ótima, o elenco é até que bom, mas ele é totalmente esquecível se comparado a outros dessa lista. E não sou fã do final.

11º - 04x02 - Arkangel
Resultado de imagem para black mirror arkangel Youtube
Até que ponto o protecionismo dos pais é necessário? Essa é a questão apontada no último episódio da legenda cor de laranja na minha lista. Arkangel é uma excelente ideia e um episódio bem legal, tanto que quase coloquei ele na categoria seguinte. O problema dele é apenas um: a previsibilidade. Eu não sou bom nessas coisas, mas Arkangel é totalmente fácil de entender e saber o que acontecerá, desde as conversas entre a criança com seu amiguinho violento, até o momento que a mamãe louquinha espia a “primeira vez” de sua filhota. Uma posição de neutralidade é a ideal para esse episódio.

10º - 01x02 - Fifteen Million Merits
Resultado de imagem para black mirror fifteen million Youtube
Chegamos ao top 10 e aos melhores episódios, na minha humilde opinião. A partir desse, são mais elogios do que críticas que sustentam o capítulo. Começo falando do único da primeira temporada que realmente curto. É o mais distópico dos três primeiros e sua mensagem é a respeito do mérito de seu esforço e o quão imprudente somos com propagandas, recompensas e, principalmente, poder. O final é um pouco zoado para mim, mas nada que estrague o “mérito” desse episódio. Ah, adoro a referência a American Idol e a música cantada.
 
9º - 04x04 - Hang the DJ
Resultado de imagem para black mirror hang the djYoutube
Considerado o melhor episódio da quarta temporada pela maioria, Hang the DJ é um excelente capítulo e com um final fofinho e feliz, algo que não estamos tão acostumados em Black Mirror. A ideia dos vários relacionamentos presenciais para encontrar o seu match real pode soar atual sim, mas a maneira tecnológica e a narração da história fogem do comum apresentado em temporadas anteriores. O casal protagonista é incrível na atuação e gosto de episódios que você tem que prestar atenção para entender bem o contexto, como nesse caso.

8º - 03x01 - Nosedive
Resultado de imagem para black mirror nosedive Youtube
O oitavo lugar do ranking foi o primeiro episódio que assisti de Black Mirror e, talvez por isso, tenha uma carga emocional boa comparado a outros. Trata-se daquele em que se avaliam pessoas para montar um ranking que represente uma utopia na vida. Ele é lindo visualmente e a atriz principal é sensacional, acho o final bastante questionável, mas em um bom sentido, e penso que o sistema de avaliações é um dos melhores cutucões que Black Mirror deu na nossa sociedade em tempos de vida virtual tão impactante.

7º - 02x02 - White Bear
Resultado de imagem para black mirror white bear  Youtube
O episódio em que defendemos a vilã achando que ela é a mocinha até os 45 do segundo tempo merece um destaque na lista. Como o episódio todo é contado, além do ciclo e da barbárie que a falta de direitos humanos nos causa é muito Black Mirror, e tenho certeza de que houve um dilema enorme para quem assistiu esse episódio. É o mesmo argumento citado em Death Note: é errado apoiar que ladrões e assassinos se ferrem tão cruelmente? O mundo seria um lugar melhor com medidas assim? O arrependimento é plausível? Esse debate eterno é instigante.

6º - 04x01 - U.S.S. Calister
Resultado de imagem para black mirror u s s callister Youtube
Muita gente não curte esse episódio, mas de cara, se tornou um dos meus favoritos. A temática espacial e as referências a Star Trek formam um cenário legal para expor um tipo de debate tecnológico até então não explorado em Black Mirror: os nerds reprimidos. Eu mesmo já fui um na vida, mas nem por isso precisei ser escroto para superar a fase. E isso é bem abordado pelo fanatismo e loucura no personagem principal. Aliás, o elenco desse episódio é o melhor de todos para mim, tem ex-atores de Breaking Bad e umas participações surpresas bacanas.

5º - 02x01 - Be Right Back
Resultado de imagem para black mirror be right back Youtube
Chegamos ao top 5 e aos meus favoritos dessa série. Começando pelo primeiro episódio da segunda temporada, aquele que logo pelo começo você já toma um baque: um casal feliz se desfaz porque o noivo morre em um acidente. Vivemos o drama da personagem e sua não aceitação com o luto, até ela optar por pegar um androide que simula a vida do seu antigo amor por meio de movimentos, feições, trejeitos e fala, tudo baseado nas redes sociais dele. O episódio é muito bem escrito e te pega do início ao fim. Por isso merece a quinta colocação.

4º - 04x06 - Black Museum
Resultado de imagem para black mirror black museum Youtube
O único representante da quarta temporada no top 5 é um dos mais aclamados também pelo público. Black Museum conta três histórias menores sob o contexto de uma maior. Devo admitir que esse formato me agrada, ainda mais se as mini tramas se interligam, vocês verão isso ainda na primeira posição também. A primeira história é sobre um médico que consegue sentir o que paciente tem e se torna um viciado em dores. A segunda é a história de um casal que, após um fatídico acidente, passa a compartilhar a mente de um só. A terceira, a mais fraca, é na pegada de White Bear, um crime cuja a pena não tem fim. Junte isso, uma chuva de easter eggs e um final pra lá de Black Mirror, e você terá um baita episódio.

3º - 03x04 - San Junipero
Resultado de imagem para black mirror san junipero Youtube
O primeiro final feliz de Black Mirror figura na terceira posição. Esse é, inclusive, o único premiado no Emmy. E merecidamente. A começar pelas duas atrizes, excepcionais. Temos também o fator enredo, um dos mais bonitos de BM. E claro, a tecnologia usada, além de criativa, proporciona uma fotografia única e colorida entre as eras. Sem dúvidas, San Junipero é um episódio que todo mundo deveria assistir.

2º - 03x06 - Hated by the Nation
Resultado de imagem para black mirror hated by the nation Youtube
Você deve estar estranhando o último episódio da terceira temporada aqui. Afinal, a maré é contrária: muitos esquecem dele e ainda por cima é sobre tema atual, critério que já disse não ter afinidade. Mas nesse caso, dou o braço a torcer. Hated by the Nation é um episódio em que fiquei de boca aberta o tempo todo, imaginando como seria se as abelhas-drones fossem reais. Os benefícios e malefícios delas para a humanidade. E mais do que isso, a discussão de ódio que tanto ojerizo nas redes sociais é mais evidente do que nunca, e os falsos cagões e hipócritas dos haters, dos “cidadãos de bem”, levam um baque no final. Outro fator que me conquista é o de investigação criminal, tenho um fraco por tramas assim. Por essas e outras, o 03x06 é digno de explicar o ódio da melhor maneira: com  karma. E por isso, é medalha de prata.

1º - 02x04 - White Christmas
Resultado de imagem para black mirror white christmas  Youtube
Bem, meio que estava na cara que o especial de Natal ficaria em primeiro lugar na lista. Acho esse um dos grandes episódios da série e ele utiliza a mesma fórmula que vimos em Black Museum posteriormente, de se dividir em subtramas. Acho o sadismo do protagonista excelente, a história dele viver para sempre naquele lugar e a ideia de bloquear pessoas muito criativa. Além disso, todos se ferram de alguma maneira. E há várias referências a outros episódios. Eu diria que usaram do bom e do melhor para criar essa narrativa, que me prendeu do início ao fim e, com louvor, vence meu Rankingeek.

Fonte das Imagens: YouTube

~Murilo/Mud

Comentários