Prós e Contras: Pokémon UltraSun e UltraMoon

Saudações, caros leitores. Esse mês de Novembro tão aguardado para a cultura pop rendeu bons lançamentos e premiações, e outros nem tanto. E dentre os lançamentos desse mês, um jogo teve e sempre terá destaque na minha estante de games: Pokémon. Com versões "melhoradas" de Sun e Moon, as novas versão UltraSun e UltraMoon (USUM) exploram a região de Alola, baseada no Havaí, um pouco mais do que seus antecessores. O que mais foi criticado no final de SM foi a falta de artifícios para se usar no final do jogo. 

Resultado de imagem para youtube  ultra sun and ultra moon logo

A questão é que, após jogar mais de cinquenta horas dessa bagaça desde sexta-feira, cheguei a uma conclusão. Para quem jogou Sun e Moon, os dois jogos novos não mudaram muita coisa e talvez não compensem. Só se você for fanzaço. Agora se é sua primeira vez no mundo de Alola, aí sim vale a pena e a diversão é garantida. Veja os principais prós e contras dessa região:

Prós

Resultado de imagem para youtube pokémon ultra sun rocket
Pós game melhorado

Começando pelo fim do jogo. Como citei acima, o maior problema do game era a falta de atividades para o final do enredo. Faltava algo melhor que a subtrama de Looker com as Ultra Beasts. Queríamos algo mais divertido. E eles levaram em conta isso: trouxeram ex-vilões de grandes equipes para influenciar a trama, dentro de um quartel reformulado e difícil de passar. Inventaram uma nova mecânica, chamada Battle Agency. Deixaram um universo de Pokémon lendários para serem capturados. Se isso não é conteúdo novo o bastante, não sei mais o que pode ser.

Mais diversidade de Pokémon

Outro ponto alto foi poder se deparar com espécies de monstrinhos de todos os tipos ao decorrer de Alola. Encontrar Inkay nas primeiras rotas, Larvesta no final do jogo, Zorua na escola, Larvitar na Diglett's Cave, entre tantos outros casos, foi algo interessante de se aproveitar para um jogo com uma pokedéx tão pequena. E isso deu opções para quem queria um time diferenciado, sem precisar de só Alola Pokés.

Novos Pokémon

E não bastasse apenas velhos Pokémon, também tivemos cinco novas espécies: quatro Ultrabeasts, sendo elas Stakataka, Blacephalon, Poipole e sua evolução Naganadel. Além disso, tivemos novas formas de Necrozma, Dusk Mane, Dawn Wings e o opzíssimo Ultra Necrozma. Outro que ganhou uma forma melhorada foi Lycanroc (inclusive estava no meu time) e, por fim, tivemos a revelação de outro lendário de evento, Zeraora. Foi pouco? Foi, mas ao menos foi algo que alegrou os corações sedentos de novidades dos pokéfãs. 

Dificuldade aumentada

Em Moon, durante minha jogatina, passei facilmente por totens Pokémon, trials captains e kahunas. Começou a ficar difícil nas lutas com Lusamine e na liga, mas nada que fosse algo impossível. Mas em USUM, não sei se foi devido à escolha do meu time, mas me senti um pedaço de papel lutando com vários inimigos. A começar pelos totens, um mais difícil que o outro, Aracquanid com ajuda de Masquerain para recuperar a vida, Lurantis e Confey com os malditos raios solares e sínteses, Marowak sugando os ataques elétricos com sua habilidade para proteger os parceiros, Togedemaru dando dano atrás de dano, Mimikyu com o desprezível Disguise e, por fim, o dificílimo Kommo-o com o parceiro Scizor, que tinha derrotado tão facilmente em SM, mas quase perdi o time todo para a dupla em USUM. Os treinadores também ficaram mais fortes, alguns até Z-moves tinham! É inegável que o nível das batalhas aumentou, o que é ótimo.

Neutro

Resultado de imagem para youtube pokemon ultra sun
Mantine surf

Foi o que ganhou muita gente no trailer. Mas convenhamos, é mais uma mecânica sem graça, e demorada. Depois de jogar três vezes, já enjoei fácil, e fora que pra ganhar BPs é um sacrifício. Não dá pra defender, mas não considero ruim porque ao menos houve um esforço para melhorar em algo, por isso é neutro.

Novos locais no mapa de Alola

Túneis, vales de Pikachu e muitas praias compuseram o novo cenário de Alola. Mas todos eles tiveram participação neutra na trama central. Talvez a maior mudança foi no Ultra Wormhole, com a metrópole inserida nele. E mesmo assim, foi um pormenor no cerne do jogo, poderiam ter criado outra ilha escondida, ou algo do gênero.

Alola Totens Stickers

Acho divertido a mecânica de caçar stickers dourados ao decorrer do jogo, com pequenos desafios e recompensas de totens Pokémon, mas não foi diferente de procurar os pedaços do Zygarde, então, não foi uma coisa totalmente nova assim.


Contras

Resultado de imagem para youtube pokémon ultra sun alola photo club
Mecânicas antigas sem mudança

Será que um dia eles vão aprender a inserir coisas interessantes e que tenham funcionalidade? São tantas decepções alolanas que poderiam ter mudado, mas claro que ficaram mais um jogo. A começar pela pior, o Festival Plaza. Inútil, pouco funcional e confuso, só reforça a saudade que temos do modelo online da sexta geração. Depois temos o Poké Pelago. Tem ilhas lá que acho legais, como a principal onde caçamos feijões e Pokémon, e aquela de pegar pedras preciosas. Mas nada comparado ao Underground de Sinnoh ou ao Pokémon Safari de outras gerações. A ilha da felicidade é até legal, mas com o boost do Rotom em felicidade, é realmente necessário? A de treinamento é igual ao DayCare. E a de berries já é outra mecânica que fazíamos no chão em outras gerações. Bem, aí tem a Pokedéx de Alola, que não atualiza para a versão National. Isso me frustra demais, é minha parte favorita colecionar os Pokémon, e eles tiram isso descaradamente. Pode até ser por culpa da capacidade do DS, mas não engulo, na boa. E por fim, os tutoriais infinitos de como jogar no começo. Quer algo assim, vai jogar o primeiro jogo, poxa.


Photo Club

Aí resolvem melhorar algo: o Poké Finder. Até aí parecia algo positivo, não é? Como diria o Faustão, errouuu. Ou melhor, o que fizeram foi um erro rude. O Poké Finder se manteve, e os espaços vazios em algumas cidades, que por muito tempo especulamos serem ginásios, se mantiveram como um clube de fotos com a mecânica do Finder, e incrementaram com essa porcaria que passa longe de qualquer diversão que já tivemos, como Contests e até aquelas produtoras de filmes em Kalos. Assim não dá pra defender, Game Freak! 

RotomDex irritante

E não bastassem os tutoriais da Lillie e do Hau te ensinando o que é Pokémon. ganhamos um Neopet obrigatório em uma versão atualizada. O RotomDex não era aquela maravilha em SUn e Moon, mas conseguiu ficar mais irritante. Fica triste o tempo todo se não toca nele, rodopia horas eternas atrás de boosts, e enche o pacová com dicas inúteis, como healar com itens e salvar toda hora o jogo, mesmo você já fazendo isso. Deleta da franquia essa aberração.

Cadê as Alola Forms?

Preciso dizer alguma coisa a mais? A falta de Alola forms inéditas foi a coisa mais frustrante de USUM, começaram com um hype acerca delas para não revelar nada novo, uma pena, pois renderiam boas novidades. Se em ORAS tivemos novas Megas, faltou isso para convencer mais gente a comprar os jogos. A palavra que resume isso pra mim é preguiça, porque oportunidades não faltam. Sdds rumor de Alola Oddish e Parasect.

Fonte das imagens: YouTube

~Murilo/Mud

Comentários