Crítica: 50 anos do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

Fonte: Omelete

Não era apenas um álbum com 13 canções. E é muito difícil encontrar uma banda que não tenha sido influenciada direta ou indiretamente por este álbum.

Em 1967, The Beatles, também conhecido como Fab Four ou até mesmo os reis dos iê-iê-iê em nosso país, já eram conhecidos no mundo todo. Dominavam as paradas musicais sempre com seus álbuns e músicas em primeiro lugar por semanas e meses.

Influenciados pelo lançamento de “Pet Sounds” (1966), dos americanos do The Beach Boys, em que apostaram em instrumentos não muitos usuais no mundo do rock, The Beatles lançaram no dia 1 de junho de 1967, o que viria ser o álbum mais aclamado pela crítica da carreira do quarteto, o “Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band”.

Na época, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr e John Lennon não haviam completado nem 30 anos e já não faziam mais turnês ao vivo, pelo fato de estarem cansados da rotina, das polêmicas com a imprensa e queriam passar mais tempo com seus filhos. Foi a partir do “Sgt. Pepper” que começou a fase “de estúdio da banda”. A partir daí, lançariam no total lançariam mais cinco LPs até se separarem em 1970.

O trabalho que ainda contou com a produção do lendário produtor George Martin, ficou 27 semanas no topo da parada britânica e 15 semanas no topo da Billboard, a parada musical mais importante do mundo. Muito do sucesso do álbum veio graças a própria decisão de não saírem em turnê, pois conseguiram dar atenção a todas as faixas do CD, diferentes dos trabalhos anteriores.

Só que não é só isso que “Sgt. Pepper” carrega de diferente. O disco é conhecido pelo fato de os garotos de Liverpool terem se passado por uma outra banda. A ideia de um “recomeço” foi pensada por McCartney, na qual criaram uma banda fictícia “A Banda do Sargento Pimenta”, inspirada nos grupos militares da era eduardiana, da primeira década do século 20, para poderem se desapegar de tudo que já haviam feito. De lá, surgiram os uniformes usados pelo quarteto. A nova fase ainda se misturou ao interesse de George Harrison à música erudita e ao movimento hippie em seu ápice.

Além disso, o conjunto parou de tocar apenas guitarra, baixo e bateria, o piano esteve mais presente e a música indiana e orquestral foi totalmente introduzida a sonoridade do grupo.

O disco também foi capaz de elevar ainda mais o famoso gênero da década, o rock, tanto em suas composições, melodias e nos quesitos técnicos e artísticos.

Capa do Disco

Famosa mundialmente, a capa foi estampada por 61 pessoas, entre figuras históricas, até pessoas escolhidas pelos próprios integrantes, como Mae West, Marlon Brando, Marilyn Monroe, Karl Marx, Albert Einstein, Edgar Allan Poe e H.G. Wells. E claro, o quarteto com seus uniformes carnavalescos.

Outra coisa que o grupo inovou foi em trazer as letras impressas na contracapa, recurso que passou a ser usado por praticamente todos os artistas até os dias de hoje.  

Faixa a Faixa:

Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band

A música que abre o álbum e inicia a ideia de McCartney de “criar” uma nova banda, “A banda do Sargento Pimenta”.

With a Little Help From My Friends

A canção que ficou famosa na voz de Joe Cocker é cantada por Ringo Starr, o baterista da banda.

Lucy In The Sky with Diamonds

John Lennon na época teve que dizer inúmeras vezes que a canção era inspirada em um desenho de seu filho, Julian, e que as iniciais “LSD” eram uma simples coincidência.

Getting Better

Mais uma excelente parceria entre Lennon-McCartney. Na letra, vemos Paul sendo carregado pelo otimismo, enquanto John retrata o papel de pessimista.

Fixing a Hole

Uma faixa não gravada no Abbey Road, já que no dia o estúdio estava ocupado. A música foi acusada de ter relação com heroína, mas McCartney jura em dizer que era apenas sobre consertar um buraco na parede.

She´s Leaving Home

Uma música... clássica? Seja pelo vocais, arranjos ou pela sessão de cordas de uma orquestra.

Being for the Benefit of Mr. Kite!

Apesar de ser cantada originalmente por John, Paul gosta de tocar até hoje em suas apresentações ao vivo. É uma das melhores canções que reflete a psicodelia do álbum.

Within You Withou You

A melhor música que reflete a influência do grupo na música indiana. Composta por George, é um dos pontos altos do álbum.

When I´m Sixty-Four

Com um toque de jazz, a canção traz McCartney se imaginando alguns anos no futuro.

Lovely Rita

Com chocalhos no decorrer da faixa, essa é considerada por muitos como uma das composições mais belas da banda. Curioso dizer, que a primeira vez que ela foi tocada ao vivo foi em 2013, em Belo Horizonte.

Good Morning Good Morning

Inspirada num comercial de cereais, a canção é cheia de solos de guitarra. Muitas bandas de Hard Rock já declararam amor pela canção.

Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band (Reprise)

Com o público reagindo no fundo da canção, é uma versão mais acelerada da música homônima.

A Day in the Life

A obra-prima do disco. Duas canções em uma só. A primeira parte sendo escrita e cantada por Lennon e a segunda escrita e cantada por McCartney. Interessante dizer que, uma parte da canção foi gravada em frequência que apenas cachorros conseguem ouvir.

...

O sucesso é tanto, que nada mais do que justo que, depois de 50 anos, o álbum ganhe um relançamento com takes inéditos, remixes e as próprias mixagens originais. Uma vez que este álbum transformou aqueles garotos de Liverpool em lendas.

~Gustavo Argolo/Gus 

Comentários