Top 6: Filmes que te fazem esquecer seus problemas


Oi pessoal, chegou a vez da minha postagem mensal \o/ O Gustavo está sem internet, mas em breve também volta a postar por aqui. Hoje, irei falar sobre filmes que assisti nos últimos anos e que me surpreenderam positivamente. Tudo isso, claro, no formato tradicional do Top 6. 

Eu não sei quanto a vocês, mas tenho um hábito nas noites de sábado ou domingo de escolher um filme novo para assistir pelo NOW ou na Netflix. O mais legal disso, é que a maioria são filmes que eu jamais ouviria falar se não fosse pela leitura da sinopse e as recomendações destes serviços de streaming. Não são blockbusters em sua maioria, mas se destacam por serem filmes leves, divertidos e que te fazem sorrir de maneira não intencional quando eles acabam. 

Pensa em um final de semana que deu tudo errado ou um dia qualquer em que você brigou. Pare, respire, e assista a um desses filmes. Você verá que o problema vai se amenizar e você se sentirá melhor. Por isso, prepare a pipoca, pegue o refri e se delicie com seis dicas de filmes que te fazem se sentir mais leve e alegre:

6 - Imagine Só (Imagine That, 2009)

Resultado de imagem para imagine that  movie youtube

Esse filmão pipoca estrelado pelo Eddie Murphy já deve ter passado algumas milhares de vezes na TV aberta, mas toda vez que ouço falar nele, penso em como ele ainda é tão atual depois de oito anos. A história é bem básica: um pai workaholic se vê em um cenário desolador em sua carreira. Ao mesmo tempo, sua filha Olívia (Yara Shahidi) chama sua atenção para que ele leve uma vida mais divertida e que tenha mais tempo para ela. A garota o leva a um mundo imaginário onde, após um ritual simplório, ele pode fazer perguntas sobre as ações em que deve ou não investir para uma corte real imaginada por Olívia. 

No começo, o que era uma brincadeira, se torna real, e as previsões dadas na fantasia tornam-se assertivas com o destino de Evan (Eddie Murphy). Ele passa a questionar os próximos passos para as princesas desse mundo imaginário e começa a brincar com a filha apenas para acertar as próximas empresas em que deve investir. No final, a situação muda de figura e cabe a Evan decidir se suas escolhas em priorizar o trabalho são tão necessárias assim se comparadas ao tempo em que passa com a filha.

5 - Mesmo Se Nada Der Certo (Begin Again, 2013)

Resultado de imagem para begin again

Sabe aquela música Lost Stars, do Adam Levine? Então, é parte da trilha sonora desse filme de romance. A história desse filme é sobre Dan Mulligan (Mark Ruffalo, sim, o Hulk), que luta para se manter ativo no ramo musical como produtor. Desolado após ser demitido, ele vai afogar as mágoas em um bar, onde conhece a jovem Gretta James (Keira Knightley), uma cantora talentosa sem experiência alguma no mercado. A história dos dois se cruza e eles tentam emplacar um álbum para Gretta. 

Ao mesmo tempo, a relação entre os dois se intensifica e ela o ajuda a retomar o contato perdido com a filha adolescente. O final pode não agradar alguns, mas quando o filme termina, você percebe como a história é inteligente sem ser complexa. Vale a pena dar uma chance a ele, mesmo se nada der certo (ba dum tss).

4 - Um Senhor Estagiário (The Intern, 2015)

Resultado de imagem para the intern

Fiquei bem na dúvida se colocava esse filme ou Os Estagiários (The Internship, 2013) nessa posição. Menção honrosa para o outro, mas esse aqui é um filme diferente do que estamos habituados. Ele nos ressalta a importância de continuar a vida independente da idade e o quanto temos a aprender com as pessoas da terceira idade. A trama conta a história de Ben Whittaker (Robert De Niro) que ao se ver longe da carreira profissional, decide dar um novo rumo em sua vida de quase aposentado e participar de um programa de estágio em uma das maiores startups de moda em ascensão nos EUA. Ben chega de mansinho, mas aos poucos vai ganhando o coração de todos os funcionários por tomar medidas que os mais jovens se recusam a aceitar. 

A dona da startup, Jules Ostin (Anne Hathaway), é a única que ainda fica descrente com a posição do idoso na empresa. Entretanto, ela começa a perceber que a modernidade pode ser deixada de lado para resolver coisas simples e começa a pedir conselhos para Ben a respeito de sua vida amorosa e de como cuidar de sua filha. A amizade formada entre Ben e Jules é uma das melhores coisas do filme, e você com certeza irá se apaixonar pelo papel cativante de De Niro. Ah, ressaltando que o elenco de apoio é ótimo, nomes como Nat Wolff (Cidades de Papel e Death Note) e Adam Devine (Modern Family) estão nele!

3 - A 100 Passos De Um Sonho (The Hundred-Foot Journey, 2014)

Resultado de imagem para The Hundred-Foot Journey youtube


Primeiro, preste atenção nesses três nomes: Juliet Blake, Steven Spielberg e Oprah Winfrey. Você consegue imaginar um filme que esses três juntos organizaram e colocaram à prova? Pois bem, eis a realização disso. O filme conta a história de uma família indiana, os Kadam, que buscam asilo na Europa após perseguições políticas que resultaram na morte da matriarca da família. Até aí você pensa: caramba, o que de leve e animado tem um filme desse? Bem, os Kadam vão parar no interior da França, onde decidem abrir um restaurante com temática indiana. Mal sabem eles, porém, que logo na porta do outro lado da rua, está um dos restaurantes mais requisitados do mundo, com estrela Michelin e tudo. 

A dona dele, Madame Mallory (Helen Mirren), não gosta da chegada da família e faz de tudo para mostrar que eles nem têm chance de manter a espelunca aberta. No comando do restaurante indiano, está o o jovem Hassan (Manish Dayal), que quer provar à Madame e aos franceses que seu tempero indiano pode conquistar até o mais resistente dos paladares. Começa então uma guerra, com direito a sabotagem, música alta para atrapalhar o concorrente e a compra de todos os ingredientes na região só para que um prato famoso não saia a tempo. Em meio ao conflito, Hassan se apaixona pela chef do restaurante de Mallory, Marguerite (Charlotte Le Bon), que passa a lhe ensinar dicas de gostos da região. 

Com o passar do tempo, Madame Mallory e Hassan se tornam amigos e ele começa a trabalhar no restaurante dela, que logo cresce ainda mais e ganha mais estrelas Michelin. Hassan então ganha a oportunidade de prosseguir em uma carreira brilhante e se torna o chef mais requisitado do mundo, mas em contrapartida, se afasta dos Kadam, de Marguerite e da nova amiga, Mallory. Vou parar por aqui para não dar mais spoilers, mas o filme tem uma das melhores fotografias que já vi, um cenário lindo e um enredo cheio de reviravoltas. Ah, assista enquanto come algo, para não ficar com água na boca.

2 - Questão de Tempo (About Time, 2013)

Resultado de imagem para about time

Por pouco que esse aqui não ocupou a primeira posição. Mas, sério, não poderia deixar de falar dele aqui no blog, e esse é o momento certo. Questão de Tempo conta a história de Tim Lake (Domhnall Gleeson), que ao completar vinte e um anos descobre que é um bruxo recebe a notícia de seu pai que todos os homens de sua família podem viajar no tempo. E ele está incluso na linhagem. Tim utiliza a partir daí seu poder para conseguir casos amorosos que perdeu ao decorrer da vida, como uma amiga da época de escola e uma prima que lhe visita em sua casa (aliás, que casa, o lugar é lindo e contribui muito para a fotografia do filme). 

O filme trata de assuntos delicados, mas com leveza, como morte, acidentes e escolhas importantes. Os dilemas de Tim são compartilhados com o espectador e permite a todos uma autorreflexão clássica de: o que faria se eu estivesse no lugar dele? Outra curiosidade do filme é a ida de Tim e um amigo a um encontro às escuras, em um restaurante peculiar, acho a cena muito bem construída e todos que a assistem ficam com vontade de conhecer o local. Para você esquecer seus problemas, tá aí um filmaço (pra assistir, é só questão de tempo, hihi).

1 - Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, 2016)

Resultado de imagem para hidden figures movie youtube

Assisti a esse no começo do mês, e olha, tô ainda com ele na cabeça. É um filme que te faz ficar arrepiado do início ao fim, é uma mistura de identificação, raiva, superação, felicidade e tantos outros sentimentos que não dá pra explicar. Nessa semana, esse filme concorre ao Oscar, e não é por menos. Como ele ainda tá no cinema, vou explicar mais por cima do que os anteriores, pra você que ainda não assistiu não me xingar com algum spoiler. 

Ele basicamente relata a história de três mulheres: Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe). As três são totalmente capacitadas para exercer funções que ajudariam seu país durante a guerra espacial entre EUA e Rússia, mas por serem mulheres negras, acabam sofrendo o preconceito forte na época, desde banheiros exclusivos a ter de separar cafeteiras entre brancos e negros. É um absurdo sem tamanho, e sabe o que é pior? A história é real. 

Claro que há uma adaptação de alguns problemas para ficar mais evidente no filme que não ocorreram de fato, mas em sua maioria, o roteiro inteiro é verídico. Katherine é a principal, e graças a ela, foi possível mandar um americano para o espaço. Dorothy foi a responsável por colocar o primeiro computador IBM em funcionamento. A mais descolada, Mary, enfrentou um júri composto por uma corte branca e conseguiu se formar em engenharia espacial para ajudar a NASA. Para ver o exemplo de superação e luta dessas três mulheres, dá tempo ainda de ir ao cinema. Eu garanto a você, é um filmaço que vai deixar seu problema bobo praticamente inexistente se comparado ao que elas enfrentaram.

É isso, espero que gostem das indicações. Volto em Março com uma análise de evento: o Lollapalooza. Nos vemos por aí!

Fontes das imagens: YouTube e Wikipédia

~Murilo/Mud

Comentários

  1. Excelentes dicas de filmes! Para mim o melhor filme é Questao de Tempo com Rachel McAdams! Ela é a melhor atriz! Falar da atriz significa falar de uma grande atuação garantida, ela se compromete com os seus personagens e sempre deixa uma grande sensação ao espectador. O mesmo aconteceu com a produção A Noite do Jogo, um dos Rachel McAdams filmes e programas de tv que eu mais gosto. Se ainda não tiveram a oportunidade de vê-lo, eu recomendo. É um dos melhores filmes de ação, tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julieta. Sim, Questão de Tempo é um dos meus favoritos também, assisti semana passada A Noite do Jogo e achei a atuação dela excelente também. Em breve devo montar uma lista com filmes nesse estilo também, por enquanto, montei a parte 2 desse post, caso se interesse.
      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário