Top 6 - O que esperar da nova turnê do Coldplay?

E aí pessoal, como estão? Apesar do calor que parece ter grudado de vez aqui em São Paulo, já estamos no outono (melhor estação <3). E com a chegada desta estação tão amena, uma das bandas mais famosas do mundo iniciará sua turnê novinha em folha (trocadilho, rá). Trata-se do Coldplay, o quarteto de rock alternativo formado por Chris Martin, Jonny Buckland, Will Champion e Guy Berryman. 

O verdadeiro tour começa amanhã em Buenos Aires, capital da Argentina. Ao decorrer da semana, outros lugares como Peru e Chile receberão os músicos. E nos dias 7 e 10, finalmente será a vez de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Apesar dos ingressos com preços salgados, o público não se intimidou e esgotou rapidamente a venda de ingressos que ocorreu em dezembro. Os estádios Allianz Parque e Maracanã ficarão pequenos para a multidão de vozes que reverberão músicas de cor e salteado. E duas destas vozes serão ninguém menos que eu e o sr. Gustavo. Iremos nos esbaldar e aproveitar cada segundo dessa experiência única, e de fã para fã, queria destacar seis pontos que provavelmente devem estar presentes nos shows:

6 - Luzes, cores e flores

Fonte: http://vivacoldplay.com/2016/03/po-colorido-estara-presente-nos-shows-da-america-latina/

Parece até uma música da Marisa Monte.Os shows anteriores da banda sempre foram repletos de luzes. A partir da turnê Mylo Xyloto, tivemos mais cores. E agora com A Head Full of Dreams, cuja a capa do álbum nada mais é do que uma flor, aparentemente ficará bastante evidente. Alumas fotos que saíram no Instagram comprovam isso. Primeiro: um vídeo mostrou do lado de fora do estádio em que acontecerá o primeiro show na Argentina o teste de luzes, e acredite, dava para ver bem que serão holofotes grandiosos! Cores então, nem se fala. As cores do arco-íris, tão presentes na mesma flor do álbum, serão espalhadas com o famoso "pó colorido" usado em festivais hindus e no tradicional Holi. A dúvida que fica: será que ele chegará às arquibancadas ou à pista comum? (devemos lembrar que um dos lemas do Coldplay é: do ingresso mais caro ao mais barato, todos devem ter a mesma experiência, então quem sabe?). E quanto às flores, em uma imagem do palco dá para ver um arranjo em formato de móbile com flores coloridas de diferentes tamanhos.

5 - Som, som, testando...

Foto:@coldplay
Apesar de ser o meu primeiro show do Coldplay, sei que um dos grande problemas da turnê que passou or aqui em 2010 foi o som. No Morumbi, o privilégio de quem estava na premium foi nítido, já que o som chegava abafado ao restante da galera. Porém, acredito que não teremos problemas desta vez. O Gustavo foi no show do Paul McCartney e fomos também ao do Maroon 5, e isso posso confirmar: o estádio do Palmeiras é nota 10 para acústica e som, mesmo na pista conseguíamos escutar bem, e o coro da plateia vinha com força. Portanto, preparem os pulmões para o famosos Oooooooooo, de Viva La Vida, e não percam a batida no dia.

4 - Is it too late now to say sorry?

Foto: @pezdeaire
É uma hipótese minha, mas vamos lembrando do que aconteceu em 2012. A banda, por motivos que fogem do controle dos integrantes (ou seja, seus empresários, e não o quarteto), teve que adiar e, posteriormente, cancelar a turnê sul-americana. O comunicado dizia: "Queridos amigos, devido a circunstâncias além do nosso controle, não podemos remarcar as datas adiadas da turnê Mylo Xyloto em 2013. Por conta disso, sentimos muito. Pode parecer um pequeno consolo, mas agora nós vamos definitivamente ter seu canto à frente de nossas mentes, quando chegar a hora de fazer tudo de novo". Apesar da nota, coloco minhas fichas em frases como "Estávamos com saudades" e "Desculpe-nos mais uma vez", mesmo reiterando que a culpa não é dos quatro. 

3 - Interatividade e efeitos

Foto: vivacoldplay.com
Fogos de artifício, Xylobands, bolas gigantes, confetes. A lista que precede a nova turnê inclui uma série de coisas fantásticas que tornaram cada show da banda a mais incrível do mundo. Agora imagine o seguinte: Up&Up, última faixa do álbum, com uma chuva de confetes e fogos ao fundo das plaquinhas "Believe in Love". Yellow com as novas Xylobands na dita cor que dá nome à canção enquanto os fãs jogam bexigas amarelas. Hymn for the Weekend com o pó colorido sendo jogado e as Xylo piscando em vários tons. Tudo é possível, e estas apostas são fortes. Outra novidade, essa confirmada hein, teremos fãs pedindo música em vídeos gravados. A galera de Argentina já está mandando sugestões. Queria muito Miracles, meio impossível, mas quem sabe não rola com essa novidade?

2 - Uma longa e eclética setlist

Foto: @coldplay
Há quem goste de Coldplay até o quarto álbum. Há quem só goste do novo álbum. E há quem ame tudo. Por isso, a banda não decepcionará. É claro que AHFOD ganha destaque por ser o álbum da vez, e com isso, é quase 100% de certeza de que teremos as músicas "A Head Full of Dreams", "Birds", "Hymn for The Weekend", "Adventure of a Lifetime" e "Up&Up". As outras três músicas mais importantes do álbum: "Amazing Day", "Army of One" e "Fun" também possuem grandes chances, especialmente as duas primeiras, mas nada confirmado. Outras canções que com certeza estarão aí são "Fix You", "Yellow", "Viva la Vida", "Paradise", "Magic", "A Sky Full of Stars", "In My Place" e "Clocks". O restante se enquadra em nunca se sabe. Uma setlist que está rodando por aí inclui 24 músicas, sendo algumas combadas. Antigas como "42" e "Moving to Mars" e algumas mais recentes como "Us Against the World" e "Charlie Brown" compõem a lista. (só não tem "Every Teardrop is a Waterfall", que para mim é mais do que necessária -q). Mas uma coisa é certa: agrada sim a gregos e troianos, a ahfods e a parachutes.

1 - O público é quem manda

Foto: @philharvey
Como citei no item 3, haverá pedido de fã. E sabemos bem que o público, especialmente o brasileiro, não costuma desapontar na energia e na animação. É claro que iremos pular ao som de AOAL. Iremos encher as bexigas, levantar as plaquinhas, acenderemos as luzes dos celulares e cantaremos em coro. Faremos juras de amor, gritos de euforia, mãos com Xylobands para o alto e palmas ovacionadas para eles. O show é do Coldplay, mas quem realmente faz a coisa toda valer, somos nós.

~Murilo/Mud

Comentários