HQs para entender Capitão América: Guerra Civil

Olááá.

Finalmente estamos chegando em abril! E eu nem preciso dizer o que rola no final desse mês, né? Capitão América - Guerra Civil! Sem dúvida nenhuma, um dos filmes de super-heróis mais esperados de todos os tempos. E bem, depois de Batman v Superman e o primeiro filme dos Vingadores, eu acho que nunca estive tão empolgado/animado para um filme de super-heróis.

Mas enfim, a ideia do post de hoje é preparar vocês para esse filme/guerra tão aguardada. E farei isso indicando alguns quadrinhos que fará você entender perfeitamente ou quase, os conflitos que antecederam, os porquês de ser uma saga tão famosa e claro, a guerra.

Vamos lá.

1 – Guerras Secretas (1984)

Confesso que nunca curti essa HQ, mas é importante, pois, ali de fato foi a primeira vez que teve vários acontecimentos refletindo nos quadrinhos solos de vários heróis. Principalmente em relação ao Homem-Aranha, pois é quando ele encontra a simbionte (o uniforme preto, sabe?). Outra coisa que já chamou a atenção na época foi o fato de como os heróis pensaram de formas diferentes em como lidar com algumas situações.

Sobre a história, uma divindade (Beyonder) seleciona aleatoriamente alguns dos principais e vilões do Universo Marvel para batalhar em uma realidade/galáxia alternativa. Quem vencer terá todos os seus desejos realizados.

2 – Vingadores – A Queda (2004)

É aqui onde tudo começa a desandar de vez. Esta é uma saga onde temos mortes de personagens muito queridos, diversos conflitos e bastante sofrimento em relação aos Vingadores. Vemos vários heróis tendo que lidar com diversos problemas pessoais e alguns acabando ficando extremamente desequilibrados, como nos casos da Mulher-Hulk e a Feiticeira Escarlate.

Mas sem pensar duas vezes, acho um dos finais mais lindos e brilhantes de todos os tempos.

3 – Thor – Ragnarok (2005)

Uma das melhores histórias do Deus nórdico. É quando temos Loki querendo controlar de vez Asgard e os nove reinos. No final, é realmente o final.  

4 - Homem de Ferro – Extremis (2005)

De longe, a minha história predileta do herói. E essa história é importante, pois mostra a nova armadura que o Homem de Ferro irá usar daqui para frente. É quando Tony Stark combate o super soldado que tem injetado o vírus extremis .

Com a também injeção do extremis, Tony é tanto o Homem de Ferro “por dentro e por fora”.

5 – Dinastia M (2005)

Uma das sagas mais famosas da Marvel na década passada. Ela começa um tempo depois de onde Vingadores – A Queda terminou. Assim, temos os nossos queridos super-heróis decidindo o futuro da poderosíssima e perigosa Feiticeira Escarlate.

É a saga onde todo mundo tem vidas diferentes do que estamos acostumados. Ou seja, pessoas que estavam mortas não estão mais, heróis com vidas e profissões diferentes do que tinham e etc. Só que com uma exceção, o mutante Wolwerine se lembra de tudo do que aconteceu até ali.

6 – Dizimação (2006)

Acontece logo em seguida a saga do tópico anterior. Nela, temos a o mundo refeito pela Feiticeira Escarlate, onde a maioria dos mutantes são extintos.  

7 – Planeta Hulk (2006)

Estamos quase na guerra. Precisamos de uma das melhores histórias já feitas até hoje e de longe, a melhor do Hulk. Nela, vemos o monstrão sendo exilado da Terra pelos Illuminati (Homem de Ferro, Reed Richards, Dr. Estranho, Namor e Raio Negro) por ser extremamente perigoso para a humanidade. 

A ideia do grupo era mandar o herói para um planeta pacífico, mas isso acaba não dando certo e ele vai parar no planeta Sakaar, onde encontra-se um imperador totalmente mal. Dessa forma, Hulk junto com um grupo de guerreiros, inicia uma grande revolução.

8 – Guerra Civil (2006/2007)

E chegamos à Guerra Civil! Aqui se você quiser pegar todos os acontecimentos, todos os conflitos.. tem muita coisa para ler. Mas vale muito a pena! É a melhor saga da Marvel até hoje para mim. Acontece quando o governo, depois desses inúmeros estragos envolvendo os Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico.. decide registrar os super-heróis. Deste modo, eles se tornariam empregados, tendo assim salários e claro, não agindo independente.

Logicamente que nem todos concordam com isso e acaba surgindo a maior divisão de heróis da Marvel até hoje. O lado pró-registro, liderada pelo Homem de Ferro vs contra-registro, liderada pelo Capitão América, onde estes acabam sendo considerados criminosos pela S.H.I.E.L.D. e pelo governo.

Cheio de reviravoltas, ótimas batalhas, muitas discussões e sangue, é uma saga que realmente dará um excelente filme.
...

Se depois você quiser continuar por esse caminho, é uma boa ler Hulk Contra o Mundo, onde ele volta a Terra cheio de vingança, Novos Vingadores e Thor Renascer dos Deuses, onde os títulos já dizem tudo.

É isso, galera! Espero que com esse post, vocês possam ficar mais preparados para o grande filme da Marvel do ano. E lembrando que ele será lançado no dia 24 de abril. (não vai marcar nada para esse dia, hein).

Té.

~Gustavo/Gus.

Comentários