Primeiras Impressões + Top 6 Bônus - Sense8

Eu, como um bom viciado em séries, não pude deixar de conferir uma das estreias que mais aguardei durante um ano. A chegada de Sense8 no Netflix no dia 5 de Junho se tornou um fenômeno colossal de menções, hashtags, reações surpreendentes e fãs órfãos por novos episódios. Os doze capítulos liberados de uma só vez em pleno feriado deram gás para gostarmos ainda mais de um enredo cativante com imagens riquíssimas e elenco promissor. 

sense8-andrews-smith
Receba essa aliança como forma de virar um Sensate
Sense8 foi gravada em nove países diferentes. A série foca em oito personagens que são chamados "sensates". Todos eles podem compartilhar pensamentos, ações, habilidades e sentimentos entre si, mesmo estando em partes distantes do globo. Contudo, esta capacidade gerada repentinamente em um grupo de oito pessoas só surgiu por conta de uma de suas antecessoras, uma moça loira chamada Angélica, conseguir procriá-los, dando continuidade ao ciclo de Sensates no planeta. Jonas, amigo fiel de Angélica, é quem tem a missão de comunicar os oito novatos de seus novos poderes, mas um inimigo destruidor, o maníaco Sussurros, que ao ser notado acaba com o compartilhamento sobrenatural existente no grupo, persegue o octeto a fim de destruí-los em pesquisas genéticas. 

sense8-jamie-clayton-poster

Mas quem são esses oito personagens espalhados pelo mundo? Darei um breve resumo antes de comentar minhas cenas favoritas.

Preso em nome da lei!
Will: O rapaz é um policial de Chicago, EUA. Aparentemente órfão de mãe, Will viveu com o ex-policial e pai, mas atualmente mora sozinho em um pequeno flat que sucumbe ao barulho da estação de trem da cidade. Começa a ter as "alucinações" em frente ao amigo Diego, outro tira. Will foi um rebelde sem causa e ladrão na infância, mas agora, ajuda o lado da justiça. Esse sentimento de poupar jovens ladrões se estende ao decorrer da série. É o que mais chega perto de descobrir a relação entre os oito. E é o interlocutor entre Jonas e o grupo, como um líder.
Habilidade: Atirador e bons reflexos
Relaciona-se melhor com: Riley e Nomi

Você quer brincar na neve?
Riley: Uma mulher com uma história triste. (Atenção, spoilers do capítulo dez e onze). Riley era casada com um homem na Islândia e estava grávida quando sofreu um acidente de carro no meio da neve em Reykjavik. Apesar do frio e sofrimento que passou, ela pariu em meio ao acidente e sobreviveu. Contudo, nem o marido e nem a criança viveram para contar história. Depois do incidente, começou a se drogar, cortou o cabelo curto e descoloriu-o, e se tornou uma das maiores DJs do mundo. Ela se mudou para Londres por conta de uma antiga sensate dizer que ela só teria azar na terra do gelo. Seu pai, um musicista clássico, parece amar a filha. Entra em um relacionamento com Will e sofre na mão de traficantes. 
Habilidade: É a mais "normal" do grupo, se fosse atribuir uma habilidade, diria que sabe acalmar as pessoas.
Relaciona-se melhor com: Will, Sun e Capheus

Michael o c***lho, meu nome agora é Nomi
Nomi: Um dos melhores personagens da série, Nomi é uma transsexual que vive em São Francisco. Blogueira contra a homofobia, nasceu como Michael, mas sempre sofreu bullying quando criança. Sua destreza como hacker lhe permitiu se tornar um trunfo para os personagens da série. Namora Amanita, uma moça jovem que defende com unhas e dentes a namorada. Se não fosse por ela, Nomi teria sido a primeira pega por Sussurros. Sofre com problemas da mãe, que acredita que Michael está doente da cabeça. Com a ajuda de Will, consegue evitar exames de lobotomia e os ataques de Sussurros.
Habilidade: Hacker e expertise
Relaciona-se melhor com: Will e Lito

Don't call my name, Hernandoooo
Lito: Um grande ator de filmes e novelas mexicanas, residente da Cidade do México. Lito é um homem sarado que é o sonho de consumo de qualquer mulher. Porém, guarda um grande segredo: está em um relacionamento sério com Hernando, interpretado na série por um ex-RBD. Sua melhor amiga Daniela descobre a farsa, mas acaba adorando o fato de seu melhor amigo ser homossexual. Daniela serve como falsa namorada para as câmeras, enquanto Hernando se passa como guarda-costas. Porém, Lito tem um problema: o ex-namorado de Dani, Joaquin, é um canalha que não aceita o fim do namoro. Ele batia na garota e arranja briga com Lito ao decorrer da série. Até que ele consegue um artifício de chantagem que pode revelar a verdade ao mundo sobre a sexualidade do ator, usando Daniela como moeda de troca.
Habilidade: Ator exímio e bom mentiroso
Relaciona-se melhor com: Nomi e Wolfgang

Hakuna Matataaaaa, that's a wonderful phrase
Capheus: O queniano é um sujeito boa pinta e parece uma criança alegre com a vida. O mais carismático do grupo é motorista de uma van decadente, que homenageia o ator Jean-Claude Van Damme. Ele e seu parceiro de van tentam atrair o público e ao mesmo tempo, buscam conseguir medicamentos contra HIV para a mãe de Capheus. O garoto sofreu problemas na infância, como exílio de sua tribo original. Mas seu espírito bondoso e as habilidades de luta que herda da sensate Sun (explico mais pra frente), o colocam no caminho de um sujeito rico que está disposto a pagar para Capheus os remédios de sua mãe em troca de serviços braçais e que enfrentam gangues e facções de milicia em Nairóbi. 
Habilidade: Motorista incrível
Relaciona-se melhor com: Sun, Riley e Kala

I'm a kung fu fighter!
Sun: A sul-coreana é a Sensate favorita de muitos fãs. Com cabelo chanel curto, e fumante compulsiva, Sun é uma empregada da empresa de seu pai, com o irmão como herdeiro. Entretanto, um escândalo de desvio de dinheiro compromete a reputação da empresa, e Sun se entrega como um bode expiatório às autoridades para proteger a hombridade da família, a pedido da mãe falecida. Sun é uma incrível lutadora de kung fu profissional também. Na prisão, ela resolve problemas que outras presas possuíam. Suas habilidades de luta sempre voltam à tona, o que salva a pele de vários Sensates em diversas ocasiões. E ao decorrer da série, ela aprende a lidar com essa inferioridade que a mulher tem em relação aos homens corruptos Seul não seria a mesma sem Sun.
Habilidade: Luta kung fu
Relaciona-se melhor com: Capheus e Riley

sense8
As mina pira na bazuca
Wolfgang: O gângster loiro de Berlim é o sétimo Sensate. Ladrão nato, até mais do que Will já foi, não tem pudor nenhum em mostrar que odeia seu pai, mijando no túmulo dele. Passou por uma infância difícil, onde apanhava, sofria perseguição e vergonha em público do pai. Herdou as habilidades de abrir qualquer cofre e é o mais corajoso, que põe a cara a tapa no grupo. Junto do amigo de infância Félix, rouba diamantes da máfia de seu primo. Tem problemas familiares ainda com o tio. Está apaixonado por Kala.
Habilidade: Abrir cofres, destrezas de um ladrão e coragem acima de tudo
Relaciona-se melhor com: Kala e Lito

Are Baba!
Kala: A última Sensate é uma indiana tradicional. Com fé e religião como promissas, está com casamento arranjado com o empresário Rajan. A farmacêutica enfrenta duas grandes dificuldades ao decorrer da série: o fato de não amar Rajan e a perseguição do sogro em relação à sua religião, já que ele é um dos líderes mais respeitados em Mumbai contra qualquer crença. Tem uma família que a ama e seu relacionamento com Wolfgang quebra barreiras.
Habilidade: Conhecimentos químicos, consegue até criar bombas caseiras
Relaciona-se melhor com: Wolfgang e Capheus

---

TOP 6 DENTRO DO PRIMEIRAS IMPRESSÕES:

O post ia ser um top 6, mas a série em si e seus personagens diferenciados já valeram por um bom post. Mesmo assim, deixo abaixo seis observações que valem a série valer a pena:


6 - SEM CENSURA - Sim, tem beijo gay entre homens, beijo gay entre mulheres, sexo hétero, sexo entre homens, entre mulheres, suruba, peitos, genitais masculinas e tudo o que se pode imaginar, por isso, não se assuste porque não vou estender a lista. E tem sangue, sim senhor. Estouram milos, decepam mãos, tudo que uma criança não pode ver. Por isso, é bom se preparar.

Esse elenco <3
5 - RAÇAS E LUGARES DIFERENTES - As nove cidades (Riley vive em Londres e na Islândia) mostram culturas e etnias diferentes, lugares de tirar o fôlego e costumes que muitas vezes não estamos habituados. É uma aula de história.

Tinha que ser o Lito!
4 - LUZ, CÂMERA, AÇÃO! - A pancadaria corre solta, como num filme que Capheus gostaria de assistir de Van Damme. Uma hora, Riley é enforcada com um saco plástico na cabeça. Na outra, Sun ajuda Will a lutar como um exímio mestre de kung fu. Wolfgang parte para um tiroteio e Kala explode uma sala. Capheus foge de milícias africanas com armamento pesado enquanto Lito simula um filme de bang bang. Nomi foge de um hospital em chamas  enquanto Angélica se suicida. Isso meus amigos, é um pouquinho da ação da série em detalhes.

sense8-image-naveen-agyeman-terrence-mann
Shiu... bons sonhos, Jonas.
3 - VILÃO MEDONHO - Não é toda série que tem aquele vilão que te deixa aflito, que vai te dar pesadelos. Sussurros é bem pior que isso. É o cara cínico e sobrenatural que parece torturador de guerra, que mata lentamente a vítima. Destaque para a interpretação do ator e os irmãos Wachowski.
Ninguém se mexe!
2 - RITMO FRENÉTICO - Não é à toa que a maioria viu a série de uma vez só. O Netflix tem esse dom de mandar a série bombástica de uma vez só para os viciados. O lado ruim é que sempre queremos mais, e a série vai demorar para ter segunda temporada. E o elenco colabora com isso, eles são totalmente diferentes de suas personalidades. A atriz que interpreta Sun, por exemplo, é uma mulher que adora sorrir e fazer caretas, diferente de sua personagem no seriado.

O Sensate roubou pão, na casa do João
1 - WHAT'S GOING ON? - As três melhores cenas, para mim, são as que o octeto se reúne de uma só vez. O parto dos oito no meio de uma orquestra sinfônica melancólica é emocionante. Os oito reunidos contra Sussurros na cena final é vibrante. Mas a melhor cena é quando os oito cantam a música What's Up do 4 Non Blondes em diferentes situações. Will toma uma cerveja enquanto procura coisas no laptop. Riley aproveita a paisagem londrina ouvindo a música em seu celular. Nomi se prepara para a lobotomia e a canta inconsciente. Lito sofre após fazer sexo com Hernando e Daniela, servindo como uma música triste. Sun se liberta no banho, cantando no chuveiro. Capheus aumenta o som do rádio em sua van e se empolga com a letra. E o casal Wolfgang e Kala se intensifica com a letra, ele bêbado em um karaokê alemão e ela, livre sob a ventania do terraço de seu templo. É uma cena em que a música se adapta em todas as situações e conquitas de vez os fãs da série.

~Murilo/Mud

*Todas as fotos foram retiradas de sites estrangeiros ou de divulgação, créditos totais aos responsáveis.

Comentários