[No Ringue] Divertida Mente vs Minions

Olá pessoal, como vão? Hora de eu tentar um novo formato, o No Ringue, para compilar os filmes que assisti na última semana em uma espécie de combate. Muitos pais e até mesmo jovens ficam na dúvida: qual filme é mais legal ver no cinema: Divertida Mente ou Minions? Bem, baseado em alguns conceitos, eu tive uma clara opinião, deem uma olhada e comentem se concordam ou não:


Humor
Fonte:prolifer.biz
"Se você quer sorrir, é com o Patati". Brincadeiras a parte, Minions é bem mais engraçado do que o filme da Pixar. É um humor pastelão, que te faz querer rir a todo momento, é só lembrar de Meu Malvado Favorito 2. Entretanto, nem por isso o humor de Divertida Mente é ausente. Ouvi críticas dizendo que não riam tanto desde Procurando Nemo, não acho que é verdade, eu mesmo ri mais com o Mate em Carros ou com o Flecha em os Incríveis. O melhor personagem de humor do filme da Disney é o Raiva. Bravinho com o comercial de Triple Dente, ou mesquinho ao explodir de ira, é o humor aliviado do filme. Já em Minions, o humor não fica só com os protagonistas, mas 80% dele são dos amarelinhos, sim. Scarlet, Herb, a família de vilões e coadjuvantes são cômicos, porém, quando Stevie canta com os guardas, quando a turma toda procura um novo chefe ou quando Bob dá seus ataques de bobeira, a graça é toda deles, e por isso, ganham nesse quesito.

Placar: Minions 1 x 0 Divertida Mente

Animação
Fonte:www.youtube.com
Aqui eu vou comentar as imagens utilizadas, cores, os detalhes. Não tenho muito a falar por esta parte, vi os dois filmes em 2D, mas percebi mais aptidão para o 3D em cenas com os Minions, especialmente na entrada triunfal de Scarlet. Entretanto, Divertida Mente é mais bem feito artisticamente. Detalhes mais profundos, anos de desenvolvimento para montarem a Alegria, cuidados simples com as memórias, entre outras cenas, me chamaram mais a atenção. Considero empate, se o lado 3d vai pros amantes de banana, o lado artístico vai para as emoções.

Placar: Minions 2 x 1 Divertida Mente

Enredo
Fonte:www.apaladewalsh.com
De um lado, o surgimento, a real história dos personagens da vez. Do outro, a criação de novos seres em um universo enriquecedor. O filme da Pixar leva uma pequena vantagem no da Universal, imaginar detalhes como as ilhas da mente, o poder da tristeza em parceria com a alegria, as emoções na cabeça de animais e outras pessoas, uma Hollywood que produz sonhos, um lugar onde esquecemos memória fúteis, tudo faz com que você se apaixone por Divertida Mente. Em Minions, parece ser um pouco mais do mesmo, a diferença são os esteriótipos dos vilões. Ponto pros sentimentos!

Placar: Minions 2 x 2 Divertida Mente

Músicas
Fonte:trailers.apple.com
Uma trilha sonora que chame a atenção faz a diferença também! Divertida Mente tem construção própria, traduções bem adaptadas ao português, mas não é uma obra prima. Daria mais destaque à música do curta inicial, Lava, que falarei mais abaixo. Já em Minions, as referências musicais são boas. The Beatles é o que mais chama a atenção.Quanto aos instrumentais, preferi os da Pixar, que variam do cômico comercial de pasta de dente grudante ao melancólico fosso do esquecimento. Novamente dividido, ponto pros dois!

Placar: Minions 3 x 3 Divertida Mente

Dublagem
Fonte: www.tioorlando.com.br
Assisti ambos na versão dublada. Algo que considero em parte chato, é que andam convidando celebridades para dublarem. Ok, o trabalho deles é ótimo, mas dubladores acabam perdendo espaço em uma profissão tão concorrida atualmente. Aliás, ontem foi o dia deles, parabéns! Voltando ao assunto, adoro animações dubladas, mas prefiro séries e filmes adultos legendados. Em Meu Malvado Favorito, Gru foi interpretado por Leandro Hassum e algumas participações foram nítidas, como Maria Clara Gueiros. Mas em Minions, temos apenas uma voz famosa e amada pelo público: Adriana Esteves no papel da vilã Scarlet Overkill. Muito bem dublado, devo admitir, a voz da famosa Carminha caiu como uma luva para a maléfica. Já a Disney, vem apostando faz um tempo na dublagem de famosos. Em dezembro/janeiro, comentei sobre a excelente adaptação em Operação Big Hero por celebridades incomuns. Desta vez, Divertida Mente tem cinco famosos. Cada caso pode ser considerado a parte. Muita gente gostou de Otaviano Costa dublando o Medo, eu não curti muito não, achei que a voz dele ficou um pouco grossa para alguém tão apavorado. Já Katiuscia Canoro dublou Tristeza, a maioria não gostou, mas eu amei hehe. Ela deu um tom muito profundo e melancólico para a personagem. Mia Mello ficou com a protagonista das emoções, Alegria. Diria que foi ok, mas não tem como não lembrar da atriz em Meu Passado Me Condena dentro da personagem, a voz é muito marcante. No quesito imprevisibilidade, entra Dani Calabresa no papel de Nojinho. Que grata surpresa, a voz ficou totalmente diferente da original e adequada ao personagem, está de parabéns. E por fim, Raiva foi dublado por Léo Jaime, o cara além de ser uma figura, se encaixou perfeitamente também no papel cômico, na vontade de falar palavrões. Meu favorito, particularmente.Amigos, novamente empate haha. Estou puxando muito o saco, mas fazer o que, é minha opinião. Um detalhe curioso, há uma música do sertanejo Michel Teló em Minons, mas a primeira dublagem rápida do cantor foi em Universidade Monstros, da Pixar. Já o cantor Sidney Magal dubla rapidamente um homem dos sonhos das emoções vivenciadas pela mãe de Riley, a protagonista. Mas a dublagem que marcou o cantor foi o vilão mexicano de Meu Malvado Favorito 2. Ambos jogando nos dois times ;3

Placar: Minions 4 x 4 Divertida Mente

Extras
Fonte: mousequestpodcast.com
Brasileiros têm sérios problemas no cinema. Vi gente pegando lugar com as filhas pequenas em cadeiras numeradas que não pertenciam a elas, em uma sala lotada! Corrupção e mal exemplo, tsc tsc. E a fobia que tem para sair correndo assim que o filme termina é incrível, quer ganhar lugar na frente em tudo. Por essas e outras, perdem ótimas cenas de filmes, como o pós-créditos de Avengers 2 com Tanatos. No caso dos dois filmes, eu fiquei para ver se havia extras, e a grata surpresa foi em Minions, que além das cenas com o pequeno Gru, tivemos um pequeno musical de finalização bem divertido. Mas o ponto dessa vez vai pra Pixar, seu extra além de fazer parte no pós-créditos, vem bem antes, com um curta tradicional. A história de "Lava" é bizarra, mas o contexto e a animação ficaram incríveis. A música é melhor em inglês, e forçaram nos trocadilhos cinti"lava" e I "lava" you, mas ok.

Placar: Minions 4 x 5 Divertida Mente

Crítica
Fonte: blogs.indiewire.com
Por fim, a reação do lado de fora. Sou obrigado a concordar que preferi Divertida Mente, mas as crianças vão preferir Minions. Essa foi a mesma conclusão que chegaram os aclamados críticos de cinema. O filme da Pixar foi aplaudido de pé em Cannes, não se via algo tão bom desde Toy Story 3. Já Minions é considerado mais do mesmo, com tentativas a todo momento de fazer você rir. Isso super funciona com crianças, enquanto o mais parado Divertida Mente aborda questões um pouco complexas que podem entediá-las, algo que não acontece com os adultos. 

 Placar: Minions 4 x 6 Divertida Mente

E o resultado final já mostra: apesar da maior campanha pros amarelinhos, as emoções ganharam desta vez. Entretanto, vale a pena assistir aos dois, não será dinheiro perdido : )
~Murilo/Mud Desculpem pela formatação errada, x-x

Comentários