Top 6: Sacrifícios mais tristes

Aviso: Este post contém spoilers

Sacrifício é uma palavra que pode ser definida de várias maneiras. Dar a vida para uma divindade, religião, por obrigação ou simplesmente... por amor, é algo que mexe com as emoções de todo mundo. Os filmes, livros, séries e afins são peritos em colocar aquele personagem secundário que não terá tanta importância nos próximos episódios como o defensor do protagonista ou de outros co-protagonistas. No top 6 de hoje, listo os seis sacrifícios por amor que mais me tocaram o coração:

6 - Baymax (Operation Big Hero 6)
Fonte:www.polyvore.com
Em sexto lugar, o único sacrifício onde quem morre continua vivo depois. A perda de Takeshi no começo do filme já é um sacrifício a ser considerado trágico, mas os momentos que antecedem o final do filme, na suposta outra dimensão, mostram que Hiro precisa se separar de Baymax, e o único jeito para que o protagonista sobreviva, é com a turbina do nosso amado herói-balão. A cena é de cortar o coração do espectador, mas não foi pior porque o chip que dava a essência na alma de Baymax foi levado com Hiro, que construiu um corpo praticamente idêntico ao amigo. A típica troca de corpo com a mente mantida. 

5 - Sr. e Sra. Prior (Divergente)
Fonte:www.divergentlife.com
Divergente possui muitas mortes tristes. O suicídio de Al, a morte obrigatória de Will que estava inconscientemente controlado pelo soro transmissor, e principalmente, os pais da nossa protagonista Tris. Não posso dizer ainda se há mortes mais trágicas em Insurgente e Convergente (decidi que em ambos os casos, assistirei ao filme primeiro e depois lerei o livro, geralmente faço o contrário, mas garanti as duas versões na Bienal de agosto e quero testar este método). A Sra. Prior é a primeira a se sacrificar após o tiroteio intenso entre a galera controlada da Audácia contra ela e Tris. Para salvar a filha, ela acaba recebendo um tiro e perece em seus braços, uma cena emocionante no filme e no livro. Já o pai de Tris, se sacrificou por amor dentro da sede da Audácia, apesar de tocante, não é tão convincente quanto à da mãe. Mas o fato de a família estar se beijando e abraçando antes do teste das facções se tornar esse banho de sangue, é suficientemente triste para se tornar o quinto lugar.

4 - Daniel Grayson (Revenge)
Fonte:www.hypable.com
Ei, sabe aquele personagem que perdeu o sentido e o carinho dos fãs depois da quarta temporada? Afinal, ele não tem mais papel convincente entre os protagonistas, era um mero peão. Vamos matá-lo! E eis o fim do filho mais velho dos Grayson. No final do ano passado, depois de um plot tosco de Revenge, Emily luta com uma falsa agente do FBI (ou CIA, sei lá) que a perseguia graças às picuinhas do papai David Clarke. Entretanto, o bobo herói Daniel ouve tiros vindo da mansão, se coloca no caminho das duas e pronto, morre aos braços da amada Emily, com a frase dela: "Eu te amei" e tals. Se queriam se livrar do personagem de uma forma que irritou os fãs, conseguiram. Jack chega e mata a falsa agente e o desenrolar é triste, especialmente vindo de Victoria. Além disso, Daniel deixa sua herança com Margaux, que estava grávida. Era, sem dúvida, um personagem que podia dar mais gás para a série, mas atualmente, não tem mais salvação.

3 - Mags (Jogos Vorazes)
Fonte:www.hypable.com
Jogos Vorazes é cruel por natureza. Contudo, nada é pior do que assistir os sacrifícios nas arenas. No primeiro não houveram tantos. Já no segundo, não temos como esquecer a importância de Mags para salvar Peeta, Finnick e Katniss da névoa corrosiva da selva. A velhinha dá um beijo carinhoso no parceiro pescador e se joga na neblina. Tocante, sem dúvidas. E em "A Esperança - Parte 2", a coisa tende a piorar. Temos uma lista grandinha de mortes preparadas para o final, muitos vão odiar o moedor de carne, outros vão detestar os bestantes do esgoto (morte totalmente desnecessária, de novo), mas Jogos Vorazes merece estar na lista pelos sacrifícios exacerbados que tanto mostraram.

2 - Número 8 (Os Legados de Lorien)
Fonte:www.amazon.com
A série de livros não decolou nos cinemas, mas nos livros, é muito aclamada. A Garde encontra o componente final, Cinco, no livro "A Queda dos Cinco", quando repentinamente, descobrimos que o gordinho é um traidor. Estava louco para matar o Número Nove por suas brincadeiras quando... acerta o coração de Oito, que se sacrifica para salvar o amigo. Marina, sua namorada, fica louca da vida e descobre seu legado de Criocinese, devastando tudo, inclusive o olho do Judas. Mas Oito precisa partir, e cada um ganha uma nova cicatriz no tornozelo. Quem não ficou possesso com o final deste livro? É claro que a despedida do corpo de Oito, que dá um último beijo em Marina no ano seguinte é linda, mas o autor pegou bem na ferida, pois Oito era carismático e se dava bem com todo mundo. Vamos esperar se na conclusão "O Destino dos Dez", não temos outro sacrifício marcante. Espero que não.

1 - Chuck (Maze Runner)
Fonte: mazerunner.wikia.com
Em primeiro lugar, um sacrifício simples, mas que ninguém queria ler/assistir. O pequeno ruivo medroso que se tornou o fiel confidente de Thomas durante os problemas da Clareira, recebe uma facada no estômago do hipnotizado Gally. A dor que a morte de Chuck provoca em Thomas e no leitor só piora nos outros livros, a ponto de transtornar as ações e sentimentos do personagem. E pior: era uma simples variante, foi tudo planejado. Isso chega a irritar e muito quem acha a morte do garotinho uma banalidade. Queria demais ver Chuck, interpretado brilhantemente nos filmes, sobrevivendo ao deserto ou à cidade futurista do terceiro livro. Aliás, o terceiro livro tem duas mortes trágicas, uma bem legal e a outra, no finalzinho, ridícula. Vamos ver como irão ser passadas nos filmes.

~Murilo/Mud 

Comentários