Reality Shows - A enxurrada

E aí pessoas, como estão? Hoje o assunto foge um pouco de alguns universos mais geeks, mas muita gente gosta (inclusive eu) de assistir a boas competições na TV. É claro que a maioria detesta BBB, A Fazenda e afins, mas a gama de realities cresceu significantemente nos últimos anos.

Entre eles, vou destacar alguns tipos famosos e algumas estreias próximas para quem quiser acompanhar:

- Reality Show Gastronômico

O meu tipo favorito de reality show : > Comida aqui, gordices acolá, não há como negar que ver cozinheiros se matando para impressionar os jurados dá sempre água na boca. Recentemente, o Discovery Home and Health finalizou o Junior Masterchef Espanha, com apenas quatro episódios e diversão de sobra ao ver pequenos chefs se esforçando. Agora, teremos mais estreias a caminho. Hoje mesmo, começa a nova temporada de Hell's Kitchen no TLC, já sendo a nona a ser transmitida pelo canal. O show mostra uma competição em um restaurante famoso, comandado pelo apavorante Chef Ramsay, onde a cada semana um participante é eliminado. 
E logo em seguida, a estreia de outro cara famoso no segmento: Buddy Valastro, o Cake Boss, ganha mais um programa. O nome é Bakery Boss, onde Buddy e sua equipe irão ajudar pessoas a reconstruírem suas padarias. Valastro fez um sucesso estrondoso em sua passagem pelo Brasil, e sua onipresença na TV é enorme, pois comanda quatro realities: o novo Bakery Boss, o tradicional Cake Boss que está em execução na sexta temporada às terças-feiras no Discovery Home and Health, o Kitchen Boss (onde são preparados pratos comuns ao estilo de Hoboken) e a Batalha dos Confeiteiros (na qual Buddy realiza uma competição de confeitaria para contratar um novo funcionário em sua padaria). 
Além deles, há mais dois realities exibidos respectivamente nas terças e sextas que precisam ser citados nesse post. Tratam-se de Guerra dos Cupcakes (cuja a ideia é colocar quatro donos de lojas de cupcakes para disputar quem faz os melhores bolinhos temáticos para um determinado evento) e Masterchef Profissionais (o mesmo estilo tradicional, mas com gente de alto nível competindo ao invés de amadores)
Mas, vale destacar que o Brasil está investindo nesse ramo. O programa Mais Você, da Rede Globo, é responsável por dois divertidos quadros. O primeiro é o Jogo de Panelas, um dos meus favoritos, no qual cinco pessoas que não se conhecem bolam jantares com tema, decoração atração, entrada, prato principal e sobremesa. Os próprios convidados dão as notas e o melhor avaliado recebe dez mil reais. O reality esteve na semana retrasada em sua décima primeira edição, e o sucesso parece guiá-lo para mais dezenas de versões. O segundo reality é o Superchef, que começou na segunda-feira dessa semana e terá mais duas semanas e meia ainda para ser exibido. É uma espécie de cozinha com workshop na qual artistas globais se viram para impressionar um júri afiado.

E vem estreia por aí. O SBT já adquiriu os direitos de Hell's Kitchen para uma versão nacional, que será comandada pelo chef Jefferson Rueda. E a Band lança no final desse mês, sem data certa ainda, a versão brasileira de Masterchef, que será apresentada por Ana Paula Padrão.

- Reality Show Musical

Outra febre atual, os realities musicais possuem ainda mais fama. Nos estrangeiros, destacam-se o The X Factor (com três temporadas) e o The Voice (indo para a sétima temporada em meados de setembro). O público ama a mistura de música, novos talentos e shows de artistas consagrados. E os times de jurados famosos colaboraram bem para esse sucesso.
Se é famoso lá fora, já dá para imaginar no Brasil. Três deles possuem mais fama: O The Voice Brasil (que volta às quintas-feiras de setembro), o Superstar (que consagrou a Banda Malta nas redes sociais e ganhou uma nova temporada para ano que vem) e o Breakout Brasil (a aposta da Sony, em exibição).

- Realities diversos

Há vários outros tipos de realities shows consagrados no mundo. Entre eles, o The Survivor (sobrevivência na selva), O Aprendiz (você está demitido!), Desafio da Beleza (maquiagem), Ink Master (tatuagens), Project Runaway (moda) e o RuPaul (de drag queens O..o). Mas o mais importante, é que o gênero vem divertindo pessoas das mais diferentes classes e cidades, e parece que vai durar um bom tempo.

~Murilo/Mud

*Todas as imagens foram retiradas de sites americanos ou divulgação

Comentários