Saudações de final de ano! Mesmo com uma turbulenta greve dos roteiristas seguida pela dos atores, 2023 soube como entregar séries inesquecíveis (embora algumas a gente preferiria esquecer). E como dever anual, é chegada a hora de publicar os melhores episódios deste ano!
Seguindo o formato que defini no último ano, selecionei os 30 melhores de 2023, sendo que 24 foram de séries que assisti e 6 que o Gustavo assistiu e eu não, mas que jamais poderiam ficar de fora dessa lista. E como sempre, vamos às regras de seleção:- Só valem séries desse ano. Ou seja, qualquer episódio que saiu no Brasil, oficialmente em streamings, entre 01/01/2023 a 31/12/2023. Nem um dia a mais e nem um dia a menos.
- Ficam as minhas desculpas. Como nos anos anteriores, eu não consegui ver tantas séries como eu gostaria, seja por falta de tempo ou não ter me chamado a atenção. Inclusive, algumas cheguei até a ver o piloto, mas não continuei. Peço perdão de antemão se você sentir falta de séries como as do Paramount+ que eu não tenho assinatura. Outras que podem estar em falta aqui, mas que sei que são conceituadas incluem
- Kaleidoscope
- Shrinking
- Swarm
- Daisy Jones and the Six
- Corpos
- Poker Face
- A Diplomata
- Love and Death
- The White House Plumbers
- The Crowded Room
- Lessons in Chemistry
- The Crown
- Gêmeas - Mórbida Semelhança
- Silo
- The Curse
- A Small Light
- A Nova Vida de Toby
- Slow Horses
- Party Down
- Encantado's
- Assassinato no Fim do Mundo
- Full Circle
- Entre outras
- Além disso, existem séries que eu até mesmo vi, mas não tiveram um episódio sensacional que merecessem estar na lista. Portanto, não se sinta magoado por uma série X não estar aqui, pelo contrário, comente e me ajude para as próximas listas ;)
- Também reforço que não valem algumas categorias aqui. É o caso de animações, documentários e filmes que poderiam se enquadrar em séries em geral (ouviram amantes de Samurai de Olhos Azuis?)
- E por fim, é apenas a minha opinião. Não é algo a ser levado a sério ou para causar intriga, fica apenas de recomendação.
- Também reforço que não valem algumas categorias aqui. É o caso de animações, documentários e filmes que poderiam se enquadrar em séries em geral (ouviram amantes de Samurai de Olhos Azuis?)
- E por fim, é apenas a minha opinião. Não é algo a ser levado a sério ou para causar intriga, fica apenas de recomendação.
"Treta" foi um dos destaques de 2023 |
Top 5 - Piores Séries do Ano
Antes de começar, aqui estão as cinco maiores decepções do ano para mim:
- The Mosquito Coast (Apple TV+): eu realmente curti a primeira temporada dessa série da Apple, mas a segunda foi tão horrível e arrastada que me cansa só de lembrar.
- Invasão Secreta (Disney+): um dos maiores orçamentos do ano conseguiu a proeza de não entregar nem roteiro, nem efeitos e nem motivação para que os fãs do universo Marvel entendessem tais gastos.
- The Blacklist (disponível na Netflix): eu fui um guerreiro. Assisti as dez temporadas da série que contou a história do assassino número 1 na lista do FBI: Raymond Reddington. Uma pena que os produtores não souberam a hora de parar enquanto ainda dava para dar uma conclusão ao caso. A décima e última temporada foi em vão, e o final de Reddington foi uma das coisas mais ridículas que poderiam ter feito ao personagem.
- El Eleito (Netflix): se você nunca ouviu falar nessa série, sinta-se sortudo. Com a promessa de ser uma das maiores adaptações da Netflix, não passou de um amarrado de cenas ruins e tramas sem nexo.
- The Witcher (Netflix): por fim, outra que também já deveria ter acabado. Até o ator que protagoniza a série vai sair e nada da coitada ser finalizada.
---
Menções Honrosas dos Melhores Episódios de Séries de 2023
E aqui vão as menções honrosas que ficaram de fora do nosso top 30, com as devidas explicações:
- The Afterparty (Apple TV+) - 02x04 - Hannah - Uma das minhas séries favoritas da Apple ganhou uma segunda temporada. Embora o nível ficou um pouco abaixo de sua antecessora, tivemos episódios geniais, incluindo o quarto, no estilo Wes Anderson, e o quinto, como se fosse um filme de roubo e espionagem focado no personagem Sebastian.
- Sex Education (Netflix) - 04x06 - Episode 6 - Outra série que sempre fez parte das grandes listas deste blog sobre episódios foi Sex Education. Mas a quarta temporada foi divisiva: teve gente que amou e gente que detestou. Apesar de eu ter gostado da conclusão, concordo que o foco em personagens menos importantes tirou o brilho que a série poderia ter tido na reta final. Meu ep. favorito foi o sexto, onde no funeral de uma personagem, velhos amigos se reencontram e os sentimentos ficam conturbados.
- The Wheel of Time (Amazon Prime Video) - 02x08 - What Was Meant To Be - A Roda do Tempo tem se mostrado um grande acerto da Amazon quando o assunto é adaptar uma trama medieval. E a segunda temporada começou um pouco morna, mas cresceu lindamente no final, mostrando que a força do seriado está na união de seus cinco jovens e da Aes Sedai Moraine, interpretada por Rosamund Pike. Só perdeu alguns pontos na disputa dos 30+ de 2023 porque teve uma troca de elenco bem fraquinha.
- All The Light We Cannot See (Netflix) - 01x01 - Episode 1 - Por se tratar de uma minissérie tão curta, é até um pouco complicado escolher um episódio específico, mas precisei optar pelo piloto dessa história baseada em fatos reais e que se passa durante a época do nazismo. Por mais que eu tenha gostado da trama, acho que poderia ter sido mais bem aprofundada com dois episódios extras, para desenvolver melhor os personagens.
- American Born Chinese (Disney+) - 01x01 - What Guy Are You - Imagine juntar mitologia chinesa e metade do elenco sendo o mesmo de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo: seria essa a série perfeita? Apesar da minha esperança, a realidade não foi condizente. Ela até iniciou bem, tanto que meu episódio preferido foi o primeiro, mas depois ficou dando barrigadas de tédio e confusão, além de uma trama desinteressante.
- Black Mirror (Netflix) - 06x01 - Joan is Awful - Esse episódio é o mais puro suco de Black Mirror! E isso não é uma ofensa, pelo contrário. Como a série foi renovada, fica aqui meu pedido: queremos mais episódios de tecnologias malucas e menos de tecnologias pinceladas. A sexta temporada foi o exemplo perfeito: os episódios de 1 a 3 foram os melhores, enquanto o quarto e o quinto quase ninguém curtiu.
- Queen Charlotte: A Bridgerton Story - (Netflix) - 01x01 - Queen to Be - O spin-off (derivado) de Bridgerton deu o que falar em 2023, e de fato, teve uma excelente qualidade técnica e de atuação. Por mais que eu tenha gostado, achei outros episódios superiores, e por isso, acabou ficando fora da lista principal. Meu favorito foi o primeiro, que mostra o encontro entre George e Charlotte nos jardins imperiais.
- The Continental: From The World of John Wick (Amazon Prime Video) - 01x03 - Night 3: Theater of Pain - Fechando a lista de séries nas menções honrosas, está outro derivado, dos filmes de John Wick. Um prequel do universo de ação e porradaria trouxe os elementos de luta na medida, mas sofreu um pouco com uma trama cansada. Meu destaque ficou no terceiro e último episódio, onde algumas cenas de combate se mostraram criativas dentro do hotel Continental.
---
30 Melhores Episódios de Séries de 2023
Agora sim, a lista dos melhores do ano!
30 - Hijack (Apple TV+) - 01x03 - Draw a Blank
O nosso top 30 começa com uma grata surpresa que a Apple TV+ nos ofereceu. Aos fãs mais saudosos de séries como 24 Horas, em que cada episódio da temporada acontecia ao longo de exata uma hora, Hijack segue um formato parecido: cada uma das sete horas de um voo de Dubai a Londres e que foi sequestrado por terroristas. O personagem principal, Sam Nelson (Idris Elba), tenta fazer as negociações entre o grupo do atentado e os passageiros ser mais pacífica. E para isso, alguns métodos não convencionais acabam surgindo, como uma comunicação com o piloto por meio de um dos joguinhos da poltrona do avião. O terceiro episódio é um dos mais tensos e mostra como cada passageiro pode ser crucial para os acontecimentos mais urgentes durante o sequestro aéreo.
29 - Percy Jackson and the Olympians (Disney+) - 01x02 - I Become Supreme Lord of The Bathroom
Se você é fã do Riordanverso assim como eu, enfim chegou o momento de vibrarmos com uma adaptação mais fidedigna do universo de Percy Jackson! Finalmente estamos vendo crianças meio-sangue enfrentando os problemas que vão desde a dislexia até minotauros. A escolha de elenco foi acertada, as locações são belas, mas sinto que ainda erram na montagem e na duração dos episódios, que poderia ser mais longa. Meu episódio favorito foi o segundo, onde somos introduzidos ao acampamento meio-sangue e a personagens como Annabeth, Luke, Clarisse e Sr. D.
28 - Rain Dogs (HBO Max) - 01x06 - Jesus Loves a Hustler
A primeira série da HBO Max na lista é uma produção britânica pouco comentada aqui no Brasil. A história de Rain Dogs é sobre uma mãe solo chamada Costello (Daisy May Cooper) que tenta dar um lar e condições dignas de sustento para sua filha pré-adolescente. Junto de dois amigos nem um pouco convencionais, a trama aborda sobre a dificuldade de conseguir um emprego, problemas relacionados ao abuso sexual e de drogas, entre outras camadas sociais presentes no dia a dia. No episódio escolhido, Costello discursa a favor de mães na mesma situação que ela se encontra ao perder o lar temporário em que estava durante uma obra de uma casa de veraneio dos vizinhos.
27 - Extraordinary (Star+) - 01x08 - Surprise!
Para os amantes de uma comédia simples e rápida, vale a pena dar o play em Extraordinary! Em um mundo no qual todo mundo ganha um superpoder ao completar a maioridade, a protagonista Jen (Máiréad Tyers) é uma das poucas pessoas a não receber tal habilidade. A série é repleta de personagens cômicos, como a melhor amiga de Jen chamada Carrie (Sofia Oxenham) que consegue encarnar pessoas mortas, e o melhor amigo Kash (Bilal Hasna) que com seus poderes de retroceder alguns minutos no tempo, tenta ser um justiceiro por conta própria. Tem também o Jizzlord/Leitoso (Luke Rollason) que pode se transformar em um gato e acaba perdendo as memórias prévias de sua vida. No finale da temporada, o relacionamento amoroso da protagonista avança de uma forma inesperada.
26 - Heartstopper (Netflix) - 02x08 - Perfect
Pelo segundo ano seguido, Heartstopper consegue um lugar na lista de melhores episódios do ano. Não à toa, a série é repleta de méritos. O relacionamento de Charlie (Joe Locke) e Nick (Kit Connor) é mais trabalhado, a ponto de Nick sair do armário para a escola e para o resto de sua família, por exemplo. Tao (Willian Gao) e Elle (Yasmin Finney) começam a descobrir que podem também ter um relacionamento saudável. E o que dizer sobre Isaac (Tobie Donovan), que compreende mais sobre sua assexualidade? No finale, que foi o episódio escolhido, a turma se envolve em um baile que deveria ser inesquecível, mas que acaba gerando problemas e uma sensação de vida incompleta.
25 - One Piece (Netflix) - 01x01 - ROMANCE DAWN
2023 também ficará marcado como o ano em que tivemos uma das melhores (se não a melhor) adaptação de um mangá para série dos últimos tempos! One Piece é a prova de que uma das maiores histórias da cultura pop tem ainda muito pano pra manga, e a série foi capaz de não só agradar fãs do material original como também convidar pessoas que se relutavam a assistir o anime ou ler o mangá. O piloto é um exemplo perfeito de que o seriado deu certo, pois mostra o universo de Eiichiro Oda de maneira genuína em atores carismáticos, em locações incríveis. Ansioso para ver como irão lidar com a segunda temporada!
24 - Cangaço Novo (Amazon Prime Video) - 01x01 - O Peso da Herança
Antes de falar sobre essa série, preciso pedir desculpas de antemão. Eu não consegui terminar de ver o seriado, e o Gustavo garantiu que seria uma das próximas da lista dele. Mas não poderíamos deixar uma das séries nacionais mais bem comentadas do ano de fora do top 30. Cangaço Novo conta a história de Ubaldo (Allan Souza Lima), um ex-militar que sai de São Paulo até o sertão nordestino em busca de uma herança de um pai que sequer conheceu, mas que era um grande cangaceiro. No primeiro episódio, tem de tudo um pouco: ação, plot twist, atuações incríveis como a de Alice Carvalho no papel de Dinorah, e muito mais. Orgulho nacional!
23 - What We Do In The Shadows (Star+) - 05x05 - Local News
Aqui vai a primeira escolha do Gustavo para o top 30: "Sem dúvidas um dos episódios mais engraçados de toda a série. Não só engraçado, mas caótico também! O que resume bem o que é What We Do In The Shadows. Simplesmente Nandor, The Relentless (Kayvan Novak), um dos vampiros protagonistas, dá uma entrevista ao principal telejornal de Staten Island, local em que a série é situada, e revela por engano que é um vampiro. Com a “fofoca” espalhada e o caos instaurado, todos os personagens principais bolam um plano para que os moradores da região esqueçam o que foi noticiado. É para rir do início ao fim!".
22 - Loki (Disney+) - 02x06 - Glorious Purpose
Até meados de novembro, eu estava crente de que não veríamos nada da Marvel na lista do top 30. Mas me enganei. Loki é uma obra que fala sobre linhas temporais, viagens entre dimensões e mudanças inusitadas. E diferentemente da grande maioria das séries do MCU, que começam bem e terminam de forma horrível, ela começou a sua segunda temporada de maneira insatisfatória e cresceu com o passar dos episódios, chegando ao ápice do sexto e último capítulo da jornada de Loki (Tom Hiddleston). Com uma história cíclica e cativante conforme você vai entendendo o que ela quis mostrar, a série cumpriu o seu glorioso propósito.
21 - Abbott Elementary (Star+) - 02x06 - Candy Zombies
Abbott Elementary tem um dom que poucas séries de comédia fazem comigo: traz episódios que eu veria num dia qualquer do ano novamente só para dar boas gargalhadas, mesmo conhecendo as piadas vistas. É o caso do sexto episódio dessa segunda temporada, em que presenciamos o Halloween na escola. Com referências a vários ícones da cultura pop nas fantasias, desde O Estranho Mundo de Jack a Vingadores, o episódio é um deleite para quem ama caçar easter eggs! Não à toa, a série foi mais uma vez indicada ao Emmy como Melhor Série de Comédia. Espero somente que ano que vem, ela possa ser reproduzida de maneira simultânea no Brasil (ou ao menos com um intervalo menor) em relação aos EUA.
20 - Perry Mason (HBO Max) - 02x07- Chapter 15
Em meio a tanta série boa, uma pode ter passado desapercebida pra muita gente: Perry Mason. Eu já tinha gostado da primeira e longínqua temporada, mas a segunda conseguiu superar minhas expectativas. Nosso detetive/advogado Perry (Matthew Rhys) precisa defender dois jovens mexicanos acusados de matar um poderoso empresário à queima-roupa. Tudo parece estar contra os meninos, mas com o trabalho investigativo de Mason, vemos diversas reviravoltas surpreendentes ao longo dos episódios. O meu momento favorito ocorre no sétimo capítulo, no qual descobrimos a mente engenhosa por trás do assassinato (e não, eu não esperava que fosse tal pessoa!). Ah, a temporada também vale muito pelo desenvolvimento da personagem Della (Juliet Rylance).
19 - Only Murders in The Building (Star+) - 03x08 - Sitzprobe
Uma série que amo de paixão pelo tom cômico e pelo elenco cativante é Only Murders in The Building. Sempre presente nos meus melhores do ano, em 2023 não foi diferente. Não bastasse os dois Martins e a Selena, que estiveram no auge dos problemas pessoais conturbados, a terceira temporada ganhou força com ninguém menos que Meryl Streep (e também o Paul Rudd). Em um deleite aos fãs de musicais e teatro como eu, o oitavo episódio tem belíssimas performances sonoras e uma reviravolta na escolha do assassino.
18 - Never Have I Ever (Netflix) - 04x10 - ...said goodbye
Se Sex Education desceu no ranking em sua última temporada, a série Eu Nunca fez o contrário: subiu das menções honrosas em 2022 para a décima oitava posição em 2023. O final da trama de Devi (Maitreyi Ramakrishnan) foi reconfortante e aqueceu o coração de quem torceu para o time certo desde o começo (hehe). Mas mais do que isso, a última temporada soube fechar bem as pontas soltas, desenvolveu a maioria dos personagens e certamente vai deixar saudades.
17 - Ahsoka (Disney+) - 01x05 - Part Five - Shadow Warrior
Já que não manjo de Star Wars e derivados, passo a palavra ao Gustavo: "Um episódio para agradecer (e muito!) o criador da série, Dave Filoni. É aqui que Ahsoka (Rosario Dawson) confronta o seu passado e aprende a lição definitiva com o seu antigo Mestre-Jedi, Anakin Skywalker (Hayden Christensen): viva ou morra. É o momento que ela compreende ser uma guardiã da Força. Um episódio nostálgico, cheio de reencontros e que apresenta novos caminhos para a franquia e personagem. Star Wars é sobre legado e o Filoni sabe disso como ninguém".
16 - Gen V (Amazon Prime Video) - 01x08 - Guardians of Godolkin
Para quem pensava que Gen V, derivado da grandiosa The Boys, seria apenas mais um besteirol adolescente qualquer, sinto dizer que essa pessoa se enganou. Gen V traz o que sua série precursora tem de melhor e junta a problemas reais da adolescência, além de inovar na arte e fotografia (o massacre de marionetes é um dos pontos altos da temporada!). O último episódio da primeira temporada faz com que o caos esteja instaurado na universidade. Além das participações especiais desse capítulo, é preciso destacar as soluções não convencionais que foram dadas e o gancho para a temporada dois: ambos insanos!
15 - Schimigadoon! (Apple TV+) - 02x03 - Bells and Whistles
Mais uma vez, uma série que proporcionou um momento musical inesquecível em 2023! Quando Schimigadoon se torna Schimicago, uma referência ao famoso filme musical de 2002, os personagens da outrora e bizarra cidadezinha com temática alemã dos anos 40, passam a ficar mais sombrios e perversos. No terceiro episódio, Josh (Keegan-Michael Key) é acusado de um crime que não cometeu, e passa a ser julgado por ele. Sua advogada de defesa, Bobby (Jane Krakowski) dá um show (literalmente) para provar que seu cliente é inocente.
14 - Servant (Apple TV+) - 04x06 - Zoo
Outra série que se despediu da gente em 2023 foi Servant, de M. Night Shyamalan. Figurinha carimbada no nosso top episódios desde as primeiras edições, a série trouxe respostas que agradaram (ou não) os fãs mais ferrenhos. No episódio de número seis, o caos em uma festa de aniversário da família Turner é eminente após os supostos poderes de Leanne (Nell Tiger Free) desencadearem uma série de acidentes envolvendo animais selvagens. Tem cabras, cobras, infecções, vômitos, pernas cortadas e muito mais do que se pode imaginar.
13 - Ted Lasso (Apple TV+) - 03x12 - So Long, Farewell
Por falar em conclusões da Apple TV +, outra série que não poderia faltar era Ted Lasso. Mas como eu não vi, segue a opinião do Gustavo: "Não foi uma boa temporada. O mau desenvolvimento de algumas tramas e a descaracterização de alguns personagens prejudicaram bastante. Entretanto, o último episódio é para nenhum fã botar defeito. É aquele episódio que todo mundo sonha quando uma série está prestes a ser encerrada. Um seriado que nunca foi só sobre futebol, pois abordou dentro e fora de campo temas como depressão, positividade tóxica, amizade, homofobia, xenofobia, etc, e que conseguiu em seu último ato emocionar, entreter e concluir de forma acertada todos os seus arcos, além de apresentar clara evolução dos principais protagonistas. Um episódio reconfortante para uma série reconfortante".
12 - Barry (HBO Max) - 04x04 - it takes a psycho
Dando continuidade às grandes conclusões, não poderia deixar de falar de Barry. Acompanho a série sobre um assassino em série que quer largar a vida atribulada e se tornar ator há alguns anos, e o protagonista interpretado por Bill Hader ganhou novas nuances na sua trajetória final. A temporada ficou marcada por um avanço no tempo e por situações cada vez mais improváveis, incluindo uma explosão com um lança-mísseis e uma luta dentro de uma igreja. Mas é no quarto episódio que está o meu momento favorito: um silo aparentemente inofensivo se torna uma armadilha com areia movediça e coloca à prova o relacionamento de Hank (Anthony Carrigan) e Cristobal (Michael Irby).
11 - Dave (Star+) - 03x06 - #RIPLilDicky
Gustavo: "Foi díficil escolher apenas um episódio para representar a terceira temporada de Dave. Uma season impecável do início ao fim. A série que acompanha o rapper David Burd, a.k.a. Lil Dicky, interpretando uma versão fictícia de si mesmo, e apresenta neste episódio como uma morte de mentirinha pode levar um músico ao topo das paradas musicais. É um episódio que demonstra como a indústria musical pode ser hipócrita, evidencia as falhas dos serviços de streaming e levanta o questionamento: Vale tudo pela fama?"
10 - Os Outros (Globoplay) - 01x07 - Episode 7
Nada melhor do que começar o top 10 com uma série nacional! Talvez a única do Globoplay na nossa lista, Os Outros não me convenceu no seu primeiro episódio. Tive que dar mais uma chance, e quando vi, estava completamente viciado. Acompanhar a vida do condomínio carioca Barra Diamond e suas reviravoltas cabulosas me deixou impactado. Quem era mocinho virou vilão e viceversa. No sétimo episódio, temos uma frenética perseguição de carro com Wando (Milhem Cortaz), uma traição entre Amancio (Thomas Aquino) e Mila (Maeve Jinkings) e uma inesperada resolução para os principais problemas do condomínio.
9 - Hunters (Amazon Prime Video) - 02x07 - The Home
Você se lembra dessa série em que o Logan Lerman, ex-Percy Jackson dos filmes, vira um matador de nazistas ao lado do Al Pacino? Bem, a primeira temporada de anos atrás fez mais sucesso e barulho do que essa segunda, até porque, o nível da sequência não foi o mesmo, infelizmente. Mas se teve uma coisa que valeu a pena ao acompanhar a segunda temporada de Hunters foi especificamente assistir ao sétimo episódio. Ele serve até como um episódio fora do restante da série, e mesmo se você não quiser ver o seriado completo, dá para assisti-lo separadamente, de tão bom que é. Nele, somos apresentados a uma casal de idosos alemães que abriga judeus escondidos em sua casa durante a segunda guerra mundial. Toda vez que o exército alemão acaba indo investigar a residência, acaba sendo surpreendido por arapucas inteligentemente montadas para acabar de vez com os nazistas. Tenso e criativo, valeu a pena cada segundo ver essa preciosidade.
8 - Reservation Dogs (Star+) - 03x09 - Elora's Dad
Da lista inteira, foi a última série que terminei, e já sinto saudades do grupos de jovens indígenas formado por Bear (D'Pharaoh Woon-A-Tai), Elora (Devery Jacobs), Willie Jack (Paulina Alexis) e Cheese (Lane Factor). Irreverentes e ousados, sem deixar as raízes de lado, os adolescentes voltam da Califórnia após a despedida de um amigo querido. Agora que retornaram à Oklahoma, precisam lidar com as dificuldades da vida adulta e das escolhas que cada um tem com a sua comunidade. No nono e penúltimo episódio da série, vemos como Elora tenta se reconciliar com seu pai, interpretado por ninguém menos que Ethan Hawke. Emocionante, mas que te deixa um sorriso bobo no canto da boca, é o episódio perfeito para entender como pequenos gestos impactam na vida das pessoas. Vale a menção honrosa também aos episódios seis, onde Cheese vai acampar com os mais velhos, e dez, que conclui a jornada dos Rez Dogs.
7 - Jury Duty (Amazon Prime Video) - 01x08 - The Verdict
Uma das séries que mais amei acompanhar ao longo de 2023 foi Jury Duty, Dos mesmos roteiristas de The Office, somos apresentados a um cara chamado Ronald Gladden, que mal sabe que está prestes a cair na maior pegadinha de todos os tempos. Ele é convidado integrar um júri em uma corte americana, e lá, conhece pessoas um tanto quanto exóticas e com comportamentos estranhos. Mas nós, do público, sabemos que todo mundo ao redor de Ronald, exceto ele mesmo, está interpretando um papel justamente para causar essa estranheza. Tem o ator que já foi famoso, a idosa que dorme no meio dos depoimentos, o nerd que perdeu a namorada após uma traição, entre outras dezenas de personagens cômicos. E Ronald sequer percebe que se trata de uma pegadinha. É aí que entra o oitavo e último episódio, que consiste na revelação mais aguardada de todas, gerando lágrimas e risadas profundas nos espectadores.
6 - Swagger (Apple TV+) - 02x05 - Are We Free?
Uma série que também se encerrou nesse ano foi Swagger. Segundo o Gustavo, o quinto é o melhor episódio não somente da temporada, mas da série! "Nunca foi uma série só sobre basquete e neste episódio isso é bem perceptível. É simplesmente o time Swagger visitando e jogando uma partida de basquete em um centro de detenção juvenil. É claramente um episódio contra o racismo e que denuncia as falhas no sistema prisional americano. Ainda ressaltaram a importância da ressocialização. Detalhe super legal: O episódio tem a participação do ex-velocista e ativista americano John Carlos, que também é conhecido pela sua luta contra a desigualdade racial em todo o mundo".
5 - Beef (Netflix) - 01x01 - The Birds Don't Sing, They Screech in Pain
Que atire a primeira pedra quem nunca ficou bravo por conta de uma briga de trânsito! Em Beef, ou "Treta" como ficou traduzida no Brasil, acompanhamos as vidas de Danny Cho (Steven Yeun) e de Amy Lau (Ali Wong), duas pessoas que sequer se conheciam, mas que acabam tendo o destino entrelaçado após uma quase batida de carro no estacionamento de uma loja de departamentos. O que deveria ser apenas uma simples buzinada e troca de xingamentos se torna uma perseguição a nível policial, e isso viraliza na Internet graças às câmeras de segurança, comprometendo a vida de ambos. Como se não bastasse, a série mostra como a violência e o ódio por alguém pode acabar escalonando para um caminho sem volta. O piloto da série é daqueles que te conquista logo de cara, e você vai querer saber o que acontece nos próximos episódios.
4 - The Marvelous Mrs. Maisel (Amazon Prime Video) - 05x06 - The Testi-Roastial
Essa é uma das séries que queria ter começado nesse ano, mas infelizmente vai acabar ficando para o próximo. Felizmente, o Gustavo assistiu a trajetória completa e tem muito a falar do sexto episódio: "Uma das grandes comédias dos últimos tempos chegou ao fim em 2023. Foram vários episódios marcantes, mas o sexto, em especial, que é focado no relacionamento das nossas queridas Midge Maisel (Rachel Brosnahan) e Susie Myerson (Alex Borstein) é o meu preferido. Toda a história desse episódio, digamos, é contada através de fofocas. É hilário! A produção também foi bem ousada ao utilizar o recurso de flashforward para contar diversos acontecimentos bem importantes. Ao final, é um episódio que homenageia não só as duas personagens, mas todos os fãs também".
3 - The Last of Us (HBO Max) - 01x03 - Lomg, Long Time
A medalha de bronze deste ano não poderia ser diferente. The Last of Us é um dos jogos mais populares e incríveis já feitos, e muita gente temia que a adaptação em formato de série fosse estragar o conteúdo original. Mas, na minha opinião, ele não só manteve o que era necessário como também ressignificou algumas partes. É o caso da trama de Bill (Nick Offerman) e Franky (Murray Bartlett). O amor pode prevalescer em meio ao apocalipse, e bastou um episódio para nos mostrar a delicadeza e o roteiro do que estaria nos aguardando nessa brilhante temporada. Acredito que foi o momento mais emocionante das séries para mim nesse ano. Eu também queria destacar outros dois episódio sensacionais: o quinto, que teve uma excelente cena de ação, e o oitavo, pela belíssima interpretação de Bella Ramsey como Ellie.
2 - The Bear (Star+) - 02x06 - Fishes
O segundo lugar por pouco não foi o primeiro deste ano. A cozinha de The Bear trouxe momentos icônicos nesta temporada, que vão desde um intercâmbio de Marcus (Lionel Boyce) à Dinamarca até o recomeço do primo Richie (Ebon Moss-Machrach) após um estágio (foi por pouco também que o sétimo episódio não foi o escolhido). Mas para mim, nenhum momento irá superar a ceia de Natal mais caótica de todos os tempos da família Bear. Os sete pratos de frutos do mar, as brigas que terminam com arremesso de garfo e a descompensada Mama Bear interpretada por Jamie Lee Curtis dão o tom de bagunça e família que a série tanto preza. Fora que o episódio é repleto de participações especiais, e você com certeza vai dizer: "Eita, eu conheço esse ator" quando menos estiver esperando.
1 - Succession (HBO Max) - 04x03 - Connor's Wedding
A primeira posição do ranking não poderia ter sido outra. A tragicômica família Roy teve uma despedida e tanto em 2023, e acompanhar toda a jornada estapafúrdia do alto escalão de bilionários foi instigante em cada nuance. Porém, o terceiro episódio da quarta temporada será sempre lembrado pelos fãs de Succession como um dos maiores plot twists, mesmo que o seu resultado já fosse aquilo que todos esperavam. Eu lembro direitinho no dia em que tudo aconteceu, a Internet só falava desse momento. Há tempos não via um episódio mover tanta gente a discutir sobre acontecimentos fictícios. No mais amigos, fica uma lição para 2024: não se esqueçam de usar suas meias de compressão quando forem viajar.
Fonte das Imagens usadas no post: YouTube
~Murilo/Mud
Comentários
Postar um comentário