Os 25 melhores episódios de séries em 2021

Mais um ano se passou, e com ele, uma overdose de séries invadiu os streamings. Com cada vez mais opções e catálogos, fica difícil assistir um pouco de cada seriado, mas o importante é que a gente tenta (e como).

Assim como nos anos anteriores, eu decidi separar os 25 melhores episódios de séries que você pode ter deixado passar em 2021. Novamente, sigo algumas regras antes de iniciar a lista:

- Só valem séries desse ano. Ou seja, qualquer episódio que saiu entre 01/01/2021 a 31/12/2021. Nem um dia a mais e nem um dia a menos.

- Ficam as minhas desculpas. Como nos anos anteriores, eu não consegui ver tantas séries como eu gostaria, seja por falta de tempo ou não ter me chamado a atenção. Acho que consegui ver até mais do que em 2020, mas ainda assim, peço perdão de antemão se você sentir falta de séries como Ted Lasso, Acapulco, Mr. Corman, entre outras na lista.

- Também reforço que não valem algumas categorias aqui. É o caso de animações, como Rick and Morty, Invencível e Solar Opposites. E também documentários e filmes que poderiam se enquadrar em séries em geral, como Bo Burnham Inside (ainda assim, fica a recomendação, é incrível).

- E por fim, é apenas a minha opinião. Não é algo a ser levado a sério ou para causar intriga, fica apenas de recomendação.


Sex Education figura mais uma vez entre as melhores séries do ano!

E nesse ano, resolvi trazer uma pequena novidade. Ao invés de começar com as melhores séries, elenquei também 5 séries que foram horríveis ou frustraram minhas expectativas nesse ano. Vou falar rapidinho delas e daí a gente segue a programação normal:

  • O Legado de Júpiter: no final de Maio, a Netflix trouxe uma das adaptações mais horrorosas às telinhas. Foi tão ruim que cancelaram logo.
  • Cowboy Bebop: transformar um anime em seriado tinha tudo para dar errado. E deu. (Medo do que vai virar One Piece).
  • Dear White People 4ª temporada: sempre fui um defensor da série e amo musicais, mas não deu para passar o pano para o que virou essa temporada final, uma pena.
  • Loki e Falcão e o Soldado Invernal: não diria que foram séries que não dá para assistir, mas ficaram com aquele gostinho de esperava mais. O terceiro episódio de Loki é uma bagunça, inclusive.

Bom, tirando isso, até que o ano rendeu bons episódios e séries, especialmente da segunda metade para cá. Vamos começar:

25 - Schimigadoon! - 01x01 - Schimigadoon!


O início da lista é com uma série para quem ama musicais. E também para quem os odeia. Calma, eu explico. Schimigadoon! conta a história de um casal que acaba brigando no meio de uma floresta. Ao se perderem da civilização, acabam indo parar em uma aldeia com estilo germânico, cujo o nome é esse trava-línguas que denomina tanto a série como o episódio-piloto. O problema é que Schimigadoon é uma cidade parada no tempo, remetendo aos anos 40 e 50, e para piorar, todo mundo lá canta como se estivesse em um musical. Melissa, a protagonista, curte assistir e até participa no começo da brincadeira. Já Josh, seu marido, detesta qualquer musical, e muita gente vai se identificar com ele. Para assistir os curtos seis episódios, acesse a Apple TV +.

24 - Servant - 02x03 - Pizza


Já que estamos falando de Apple, outra série que me prendeu desde o ano passado no catálogo deles é Servant. Com a terceira temporada estreando em Janeiro, a série de M. Night Shyamalan conseguiu ficar ainda melhor do que em sua primeira temporada (comentamos sobre ela no post do ano passado, inclusive). Neste episódio, em especial, Dorothy finalmente mostra uma evolução em suas atitudes e arquiteta um plano genial em busca de Leanne. Com mais mistérios do que soluções, mal posso esperar para que algumas respostas cheguem em 2022.

23 - The Mysterious Benedict Society - 01x01 - A Bunch of Smart Orphans


Para àqueles que, assim como eu, ficaram órfãos de adaptações televisivas da literatura infantojuvenil desde o final de Desventuras em Série, eis uma grata surpresa do Disney+. Lançada sem pretensão no meio do ano pela plataforma, A Misteriosa Sociedade dos Benedict acompanha um grupo de quatro crianças superinteligentes que precisa combater uma ameaça capaz de causar controle cerebral. Com uma estética colorida, desafios de lógica e muita carga de humor, o piloto é daqueles que te instiga a saber mais sobre esse rico universo. Ah, e os fãs de Veep vão amar quem faz um dos personagens mais importantes: Tony Hale.

22 - The Chair - 01x04 - Don't Kill Bill


E se Sandra Oh fosse a reitora de uma universidade em apuros? Com um humor irônico e sagaz, essa é a premissa de The Chair, da Netflix. A minissérie passou batida por muita gente quando saiu em Agosto, mas merecia uma colocação nessa lista, principalmente na relação entre Bill e JuJu, que é construída nesse episódio.

21 - Never Have I Ever (Eu Nunca...) - 02x10 - ...been a perfect girl


Também no meio do ano, tivemos o lançamento da segunda temporada de uma das melhores séries teen da atualidade: Eu Nunca, da Netflix. Dessa vez, Devi precisou passar por um triângulo amoroso, uma rival amigável e ainda mais problemas familiares. Sem perder a compostura e charme da temporada anterior, a série entregou momentos inesquecíveis nessa continuação, que culminaram no excelente final que tivemos.

20 - Love, Victor - 02x10 - Close Your Eyes


Por falar em séries teen que finalizaram bem a sua segunda temporada, não poderia deixar de citar Love, Victor, do Star+. No mesmo universo de Com Amor, Simon, a história de Victor amadurece ainda mais nessa leva de episódios, onde outro triângulo amoroso surge entre ele, Benji e Rahim. Também foi uma temporada de descobertas para Lake e de construções amorosas para o restante dos personagens.

19 - Them - 01x01 - DAY 1


Talvez a série mais polêmica dessa lista, mas precisava falar sobre ela por aqui. Disponível na Amazon Prime Video, o seriado veio com altas expectativas desde o trailer até o seu começo, com a premissa de ser uma possível Lovecraft Country 2.0. Mas o resultado foi por água abaixo conforme os episódios passaram. A história de uma família negra que se muda para um subúrbio majoritariamente branco no século passado escancara o racismo e o une ao terror que estávamos acostumados com a série da HBO. Porém, quando o que era para servir de retrato da sociedade acaba virando uma leva de tortura sem compensação, tudo se torna uma imagem caótica e de péssimo tom. O que acontece no quinto episódio não deveria jamais ter sido retratado da maneira como foi, e dali em diante a coisa só piora. Por isso, pensei muito antes de colocar até mesmo o piloto aqui na lista, mas preferi deixar registrado o aviso para que ninguém assista esse seriado se estiver com a mente abalada. Ainda assim, os primeiros episódios não são de todo ruim, por isso ganham a décima nona posição.

18 - Hawkeye - 01x03 - Echoes


Enfim uma série da Marvel que não está entre as piores do ano! Apesar de não ser a oitava maravilha do mundo, Gavião Arqueiro cumpre seu propósito de entreter e fazer fan service dos quadrinhos. A relação entre Kate Bishop e Clint Barton é divertida de assistir, e no terceiro episódio, a cena de fuga em que eles utilizam flechas de todos os tipos é um deleite. Disponível no Disney+.

17 - The Wheel of Time (A Roda do Tempo) - 01x07 - The Dark Along the Ways


Outra série que também estreou em novembro e que foi uma grata surpresa foi a Roda do Tempo. Adaptada de um universo fantástico de livros, a história da Aes Sedai Moraine e seu guardião Lan em busca daquele que será o Dragão Renascido une o melhor que há em fantasia e ação. Com ambientações belíssimas e um frenesi de lutas, a série se mostrou uma excelente original para a Amazon Prime Video. E sim, eu assisti a segunda temporada inteira de The Witcher e nenhum dos oito episódios eu diria que foram melhores do que essa série. Escolhi o sétimo episódio, em questão, pois há uma cena incrível na abertura onde uma mulher grávida luta contra um exército. É de deixar qualquer um tenso.

16 - Squid Game (Round 6) - 01x06 - Ggnambu


O fenômeno da Netflix e do universo das séries em 2021 foi Round 6. A história de Seong Gi-hun em busca de dinheiro para mudar de vida encantou o mundo inteiro pela sua inteligência, usando o melhor do que o estilo Death Games tem a oferecer. Meu episódio favorito, assim como o da maioria das pessoas, é o da bolinha de gude. Ali vemos a diferença de ideais entre nosso protagonista e seu rival Sang-woo.

15 - The Mosquito Coast - 01x02 - foxes and coyotes


Pense em uma série de 2021 que fale sobre um homem inteligente, mas com motivações duvidosas, que precisa sobreviver ao deserto da costa oeste americana para salvar sua família. Se você pensou em Breaking Bad ou Better Call Saul, errou. Estamos falando de The Mosquito Coast, série estrelada pelo Justin Theroux na Apple TV +. A maior diferença entre Walter White e Allie Fox é que um trafica drogas e o outro foge do FBI sem sabermos o motivo (ainda). O protagonista foge com sua família para o México, e é nesse episódio em que as fragilidades dos personagens ficam mais aparentes. Renovada para sua segunda temporada, mal posso esperar para descobrir o que acontecerá com os Fox em 2022.

14 - This is Us - 05x06 - Birth Mother


Antes de falarmos sobre This is Us, preciso ser sincero com vocês. Consegui começar a última temporada apenas na reta final do ano, e com isso, vi apenas até o sexto episódio da quinta temporada. Ainda assim, que espetáculo foi a atuação de Sterling K. Brown mais uma vez, o homem não para! Trazer parte de seu passado de uma forma tão delicada e emblemática é para fazer qualquer um chorar. Isso porque eu nem terminei a temporada, imagina o que teremos pela frente!

13 - Snowpiercer (O Expresso do Amanhã) - 02x08 - The Eternal Engineer


Lembram que no ano passado essa série estava entre os episódios mais sem graças de 2020? Com uma grande virada que o levou até a décima terceira posição nesse ano, a história do trem que nunca para da TNT, exibida pela Netflix no Brasil, me surpreendeu positivamente. Layton precisou enfrentar dilemas complicados contra Wilford enquanto Melanie lutava do lado de fora da máquina. Nesse episódio, acontece (SPOILER) o ponto de virada que faz com que os vilões assumam mais poder dentro do expresso, causando reviravoltas entre todos os personagens.

12 - Reservation Dogs - 01x01 - F*ckin' Rez Dogs


Para quem também curte o trabalho de Taika Waititi e seu humor ácido em Thor Ragnarok e Jojo Rabbit, precisa dar uma chance ao seu seriado Reservation Dogs. Com uma clara referência tarantinesca no título, acompanhamos a história de quatro jovens americanos com descendência indígena que acabam cometendo pequenos furtos pela cidade. Com trilha sonora única e personagens cativantes, a série te ganha logo pelo piloto, em que um roubo a um caminhão de batatinhas fritas não acontece da maneira que foi planejado. Disponível no Star+

11 - Station Eleven - 01x01 - Wheel of Fire


2021 é um ano em que os pilotos brilharam! Mais um primeiro episódio de respeito é o de Station Eleven, série da HBO Max que enquanto escrevo esse post, ainda está sendo transmitida semanalmente. Em um mundo pós-apocalíptico por conta de uma doença severa, nosso protagonista Jeevan ajuda uma jovem atriz chamada Kristen a sobreviver nesse louco mundo. O que me ganhou na série não foi apenas a premissa e a relação entre os dois protagonistas (que é ótima, por sinal), mas sim os paralelos feitos por uma fotografia excepcional e uma edição brusca e necessária. Imagens sob perspectivas não habituais e uma trilha sonora que conta com Milton Nascimento e Lô Borges é o que fecha com chave de ouro essa experiência magnífica.

10 - Hacks - 01x08 - 1,69 Million


Se tem uma atriz que está no auge de sua carreira e que não para de brilhar, ela é Jean Smart. Depois de nos entregar uma investigadora incrível em Watchmen e fazer um papel cômico digno de Emmy em Mare of Easttown (falaremos mais abaixo), ela protagoniza uma nova série da HBO Max sobre uma comediante estrela de Las Vegas chamada Deborah que precisa reinventar o seu texto de standup para os dias atuais. Com a ajuda de uma jovem roteirista (Ava), a jornada de Hacks nos leva ao equilíbrio entre as excentricidades compradas por Deborah ao mundo moderno apresentado por sua contratada. Com segunda temporada garantida, a série é leve e despretensiosa. O episódio oito, que escolhi, é onde Deborah dá um grande show contra um zé mané machista que administra uma casa de shows. Vale cada segundo assistido.

9 - Only Murders in the Building - 01x07 - The Boy from 6B


Unir Steve Martin, Martin Short e Selena Gomez em uma mesma série não tinha como dar errado! A história de OMITB, como gosto de apelidar, é sobre um suposto suicídio em um edifício movimentado de Nova York, na qual nossos protagonistas suspeitam que tenha sido, na verdade, um homicídio. Para investigar mais a fundo, o trio composto pelo ator renomado Charles, o diretor Oliver e a jovem Mabel criam um podcast onde colocam seus vizinhos como principais suspeitos de cometerem o crime. Com humor na medida e participações especiais que incluem até mesmo o cantor Sting, a série é um grande acerto original da Star+. O sétimo episódio, além de conter tudo o que foi citado, é feito de uma maneira especial: apenas uma palavra é dita ao longo de sua duração.

8 - Sex Education - 03x05 - Episode 5


Sempre figurando entre as melhores séries do ano por aqui, Sex Education mostrou em sua terceira temporada que sempre consegue se superar. Tivemos a ótima relação entre Ruby e Otis, as descobertas de Adam sobre sua sexualidade, Eric na Nigéria e até mesmo cupcakes diferenciados da Aimeé. Porém, se você assistiu ao seriado, sabe que a viagem de ônibus para a França está entre os melhores momentos do ano. A cena da meia carregada com... bom, vocês devem imaginar, é diversão pura. Se você ainda não assistiu, não fique com a ideia preconceituosa de que é apenas mais uma série teen. Dê uma chance, disponível pela Netflix.

7 - It's a Sin - 01x03 - Episode 3


Como em 2021 pouco foi falado sobre essa minissérie? Situada nos anos 80 e com apenas cinco episódios, It's a Sin mostra um lado pouco falado na cultura pop: a descoberta do vírus HIV. Com um elenco incrível, que inclui Neil Patrick Harris e o cantor Olly Alexander, a série não poupa a realidade e mexe na ferida da gente, mostrando o quão difícil foi saber sobre a doença e como ela se alastrou na comunidade gay europeia. No terceiro episódio, um dos protagonistas acaba descobrindo que está com AIDS e somos apresentados às medidas absurdas da época para conter a doença. Disponível na HBO Max.

6 - Wandavision - 01x05 - On a Very Special Episode…


A melhor série da Marvel de 2021 foi justamente a primeira a fazer parte do MCU. Em janeiro, depois de ficarmos sem poder ver os Vingadores nas telinhas por muito tempo graças à pandemia, tivemos o retorno de dois deles em uma minissérie para chamar de sua. A feiticeira Escarlate precisou lidar com o luto que passava pelo seu amado Visão. Com seus poderes, Wanda aprisiona os cidadãos de Westview em seu mundinho paralelo baseado em séries de TV. A forma como tudo é conduzido é uma bela homenagem à televisão com o passar das décadas, e não podemos esquecer da gloriosa vilã Agatha e sua música tema. No quinto episódio, temos a participação que ninguém esperava: Mercúrio, além de várias referências a séries dos anos 90, como Full House.

5 - The Underground Railroad - 01x01 - Chapter 01: Georgia



Essa minissérie da Amazon Prime Video, ao contrário de Them, soube acertar a dose ao falar sobre escravidão e racismo. Acompanhamos a jornada de Cora, interpretada pela incrível Thuso Mbedu, enquanto escapa de americanos escravagistas por meio de uma ferrovia subterrânea que atravessa o país. Dirigida por Barry Jenkins, vemos no primeiro episódio cenas fortes que incluem até mesmo corpos vivos sendo queimados. Profunda, a série é um soco no estômago para quem a assiste.

4 - Segunda Chamada - 02x05 - Episódio 5


Dentre as séries nacionais de 2021, nenhuma me chamou tanto a atenção quanto Segunda Chamada. Após uma primeira temporada emotiva e rica em exemplos que fazem parte do dia a dia dos brasileiros, seguimos para uma segunda temporada breve, mas impactante, na escola Carolina de Jesus. Dessa vez, temas como xenofobia, homofobia, acolhimento com pessoas em situação de rua e principalmente feminicídio, são abordados com primor e veracidade. Mas não dá para segurar as lágrimas depois do que acontece no quinto episódio. Não entrarei em spoilers, só adianto que é uma das coisas mais bonitas e trágicas que vi nesse ano, dando um baile em muita série gringa. Disponível no Globoplay.

3 - Maid - 01x09 - Sky Blue

Chegamos ao top 3 de episódios desse ano e, com a medalha de bronze, escolhi Maid. Essa minissérie da Netflix entrou meio escondida nas divulgações do final do ano, mas logo se popularizou pela sua trama que beira à realidade. Uma jovem chamada Alex decide dar um basta em uma relação abusiva e foge com sua filha em busca de abrigo. Porém, a dificuldade de conseguir uma independência financeira e uma moradia vêm à tona, graças à burocracia governamental e a falta de provas que permitam que Alex fique com a guarda da filha por completo. São 10 episódios angustiantes, que não bastassem os problemas já citados, ainda presenciamos uma maré de azar que inclui um acidente de carro, familiares que não ajudam e um emprego que você praticamente paga mais do que recebe. No nono episódio, temos a volta por cima de Alex após todos os problemas chegarem ao ápice.

2 - Mare of Easttown - 01x05 - Illusions


Sempre fui fã de séries com investigadores em uma pequena cidade onde tudo acontece, como The Killing. Então não foi surpresa eu ter gostado de cara quando anunciaram Mare of Easttown, pela HBO Max. A minissérie que conta a história de Mare, que é mãe, avó e policial, é rica em detalhes que te prendem, seja pelo seu humor bem dosado nas cenas com Jean Smart (olha ela de novo aí) ou em momentos de tristeza que vão sendo revelados ao longo dos episódios. Escolhi como melhor episódio o quinto, que bom, para quem viu, sabe o que acontece ali no final. Além do plot twist, ele abriu brecha para criarmos teorias sobre os verdadeiros assassinos, o que tornou o seriado ainda mais intrigante.

1 - Succession - 03x09 - All the Bells Say


Eu poderia dizer que quase qualquer episódio da terceira temporada de Succession poderia ficar tranquilamente em primeiro lugar na lista. Se você ainda não viu nenhum episódio, tente insistir e coloque como prioridade na lista, não vai se arrepender (disponível no HBO Max). A série está num nível tão absurdo de roteiro, atuação, edição, trilha sonora e fotografia que seria até mesmo covardia não citar os nove episódios no ranking. A temporada toda tem momentos inesquecíveis: Tom quebrando tudo no escritório do Greg, eles recebendo donuts no quarto da filha de Ken, Roman mandando nudes para o seu pai por acidente, etc. Mas após muito refletir, não pude deixar de colocar como o melhor justamente a finale. Os últimos dez minutos são tensos, chocantes e dignos de um elenco rechado de Emmys.

Bônus: não entraram algumas séries que vi ao longo do ano, mas queria destacar cenas aleatórias que precisava citar aqui e que marcaram 2021:

  • O final "m*rda" de The White Lotus
  • A fofura de Sweet Tooth e seus híbridos
  • As resoluções inteligentes nos primeiros episódios de Locke and Key
  • Melissa McCarthy se engasgando com uma uva em Nine Perfect Strangers
  • O final de La Casa de Papel, que após trancos e barrancos, foi satisfatório
  • A delicadeza para falar sobre luto em The Baby-Sitters Club
  • O oitavo episódio de You com aquela cena entre quatro pessoas

Fotos: Youtube/Divulgação

~Murilo/Mud

Comentários