GeekTip: The Promised Neverland

E aí pessoal, como estão? Trago a vocês uma nova ideia que tive para o blog para montar textos menores, mas que mantenham uma boa qualidade. Por isso, eis o novo quadro: GeekTip. Nele, falarei a respeito de alguma coisa que li, ouvi, assisti ou participei no último mês como uma espécie de recomendação. Há algum tempo que venho fazendo isso no site mas resumindo tudo em meses ou períodos do ano, como nas férias. Nesse ano mesmo, fiz em janeiro e maio esse formato. Mas no GeekTip, o foco será em apenas uma dica ou recomendação. Mas fiquem tranquilos, formatos como Top 6, Rakingeek e Prós e Contras continuarão sendo vistos aqui.

E para estrear nesse mês, fiquei em dúvida se falaria de Stranger Things, Rei Leão, La Casa de Papel, entre outros assuntos que bombaram no mês de julho. Mas ao mesmo tempo, senti que o conteúdo acerca deles era difundido e todo mundo já conhecia, que pensei: por que não falar de algo que só um determinado público sabe o que é? E eis que me deparei com a oportunidade perfeita de falar de The Promised Neverland. 

Resultado de imagem para the promised neverland youtube

É um mangá/anime. Sim. Mas se você nunca assistiu ou leu um, é a obra perfeita para começar. Vou explicar primeiro a história: temos uma garota protagonista chamada Emma, que tem 11 anos e é enérgica e fiel aos amigos. Ela vive em um orfanato bem no estilo inglês, cujo o nome é Grace Field. Seus dois melhores amigos, também com 11 anos, se chamam Ray e Norman.

Ray é mais quieto e pensativo, possui uma postura mais individualista e solitária. Já Norman é um garoto muito inteligente e compassivo, e tem uma leve queda por Emma. Quem cuida dessas crianças no orfanato é uma "mama", como se fosse uma freira caridosa. Seu nome é Isabella. 

Em Grace Field, as crianças têm de tudo: comida boa, diversão, fazem provas, contam com uma vasta biblioteca à disposição e se consideram uma família, até que aconteçam as tradicionais adoções. Mas há duas regras no lugar: as crianças não devem se aproximar do portão de saída e nem das cercas que envolvem a floresta adjacente à mansão em que habitam.

A partir daqui, precisarei dar spoilers do primeiro episódio para continuar a contar o porquê de gostar tanto da obra. São spoilers leves e que acredito que não atrapalharão sua experiência, mas se quiserem parar por aqui, já agradeço por ter lido.

Pois bem. A história que parecia até então um conto de fadas ganha um novo desfecho quando no dia de adoção de Connie, uma das meninas mais novas do grupo, as crianças descobrem algo assustador. Emma e Norman percebem que ela esqueceu seu amado bichinho de pelúcia, e correm até o portão de saída para entregar o brinquedo. Mas lá, encontram o corpo jazido da menina e se escondem debaixo de uma carroça ao ouvirem vozes.

É a mama Isabella conversando com dois demônios, que na verdade, estão ali para levar Connie como se fosse uma mercadoria para consumo. As crianças descobrem então que Grace Field é uma fazenda criando gado, e que eles são a carne para o consumo dos demônios. E que a cuidadora deles está de conluio com os compradores. 

Resultado de imagem para the promised neverland youtube history

Depois disso, a história começa a ficar cada vez mais interessante. Emma e Norman tentam disfarçar que sabem da verdade para a mama, enquanto ao mesmo tempo, pensam em uma maneira de escapar do orfanato. O que mais chama a atenção nisso tudo é o jogo mental em que as crianças precisam passar para enfrentar um obstáculo.

É algo parecido com Death Note, outro anime incrível onde L e Kira precisam prever o passo um do outro antes de fazer a próxima jogada. Ou então o que vimos recentemente na terceira temporada de La Casa de Papel, com o Professor e a comandante Sierra. Enfim, essa troca de pensamentos rápidos e de atitudes faz com que a série seja dinâmica e cheia de plot twists. E você com certeza torcerá para que as crianças fujam à qualquer preço do orfanato para viverem em paz.

O anime tem só 12 episódios e estão disponíveis de graça pela Crunchyroll. Já o mangá é distribuído pela Panini, talvez os dois primeiros volumes você encontre por um preço mais caro, mas os outros estão até em promoção pela Amazon.

~Murilo/Mud

Comentários