Como vão leitores do Trilógicos? Sei que estava um pouco afastado ultimamente, mas garanto que vem coisa boa por aí. Eu e Gus andamos conversando e garantiremos a vocês ao menos duas postagens por mês, uma de cada, sem faltar com o compromisso de satisfazer você que nos segue : )
Bom, o tema que trago hoje ao nosso blog é um dos meus favoritos: filmes animados. Depois que a tendência começou com Toy Story, em 1995, o universo fictício só se ampliou nos últimos tempos. Vinte e um anos depois, vivemos um momento brilhante com longa-metragens primorosos e que enchem nossos olhos de conteúdo e informação. Só em 2016, já tivemos a oportunidade de ver O Bom Dinossauro, Snoopy, Anomalisa, Zootopia, Kung Fu Panda 3, Heróis da Galáxia e Angry Birds, e nos próximos meses, teremos as aguardadas estreias de Procurando Dory, Pets, A Era do Gelo 5, Cegonhas, Trolls e Moana
E nestes vinte e um anos que passaram, a leva de filmes gerou bons frutos e até abriu uma categoria exclusiva no Oscar em 2002: a de melhor animação. Alguns dos nossos mais amados personagens foram imortalizados em franquias rentáveis e de grande repercussão, como é o caso de Shrek, Sid, Buzz Lightyear e Dory.
Quem nunca assistiu a este clássico, que atire a primeira pedra. Ratatouille é o primor da animação em termos de gastronomia e também dá muita água na boca. O filme nos deixa com um gostinho de quero mais e com profunda curiosidade de desbravar o novo restaurante para ratos localizado acima do Gusteau. Não seria divertido ver a nova equipe de Remy e contrapor tudo com dilemas vividos pelo chef Linguini? E a volta do Skinner, que para mim, é um dos melhores vilões da Pixar, seria fantástica!
Taí uma das animações da Pixar que eu esperava, no mínimo, uma série animada de continuação. O tema é bom, a família é ótima, os personagens caricatos, e a Disney não liga xD. Então, foi o teste dos estúdios Disney para a nova fase 3D, que culminou em algumas porcarias, diga-se da passagem, como Selvagem. Mesmo Bolt - O Supercão, posteriormente, não foi uma primazia, contudo foi o que garantiu o estúdio de criar os memoráveis filmes de 2010 em diante, a partir de Enrolados. Suspeito até dizer que o período de fiasco da Pixar que citei anteriormente também deve-se e muito à ascensão da Disney Animation Studios a partir do mesmo momento. Refiro-me à época áurea que corresponde a Detona Ralph até a atualidade. Voltarei a falar deste assunto no meu primeiro lugar, mas voltando à Família do Futuro, gosto de dizer que o filme tem potencial, o que poderia mudar para funcionar de vez é abrir mão do vilão com aquele chapéu de coco maléfico. Se criassem um malvadão mais dissimulado, seria a fórmula do sucesso. Então, alô Netflix! Compra aí os direitos dessa série que aposto que nem lembram que existe e façam uma espécie de Rei Julian 2.0 para bombar de vez!
Bom, o tema que trago hoje ao nosso blog é um dos meus favoritos: filmes animados. Depois que a tendência começou com Toy Story, em 1995, o universo fictício só se ampliou nos últimos tempos. Vinte e um anos depois, vivemos um momento brilhante com longa-metragens primorosos e que enchem nossos olhos de conteúdo e informação. Só em 2016, já tivemos a oportunidade de ver O Bom Dinossauro, Snoopy, Anomalisa, Zootopia, Kung Fu Panda 3, Heróis da Galáxia e Angry Birds, e nos próximos meses, teremos as aguardadas estreias de Procurando Dory, Pets, A Era do Gelo 5, Cegonhas, Trolls e Moana
O universo dos desenhos já promete ser ainda mais memorável com continuações garantidas, como Os Croods 2, Toy Story 4, Carros 3, Os Incríveis 2, Frozen 2, Como Treinar o Seu Dragão, Detona Ralph 2 e Operação Big Hero "7". Contudo, a lista poderia ser ampliada, e nesse top 6 eu tenho algumas das sugestões mais bem quistas pelo público e por mim:
6 - Por Água Abaixo (Flushed Away, 2006)
Fonte: www.amazon.com |
Dez anos atrás, um dos filmes que mais ri e me diverti na minha infância era lançado pela parceria Aardman e DreamWorks. Por Água Abaixo contou a história de um rato chamado Rodnei (Roddy) que acaba caindo no esgoto de Londres e enfrenta uma longa aventura para impedir que uma gangue de sapos inunde a capital inglesa. O filme, para quem nunca viu, lembra até um pouco os Minions, no sentido de ter umas lesminhas cantoras que acompanham Roddy pelos dutos. Apesar de não ter tido a fama que merecia, acredito que uma continuação traria bons resultados e divertiria o público. Se lançaram até aquele filme dos caracóis de corrida (Turbo), a verba para o segmento deve ainda existir. A propósito, é o único filme da DreamWorks da minha lista porque: ou os que gosto tem continuação ou simplesmente são filme ruins, como Os Sem-Floresta, Bee Movie e Megamente e não devem nem continuar a progredir. A única exceção é A Origem dos Guardiões, que para mim, é uma animação completa e que não precisam mexer ou criar uma sub-série.
5 - Valente (Brave, 2012)
Fonte: pixar.wikia.com |
Em quinto lugar, a única princesa da Pixar merece sim uma continuação. O fato curioso que Valente nos mostra é a figura feminina e central: Merida, que ganhou até mesmo mais importância do que o longa em si. A ruiva fez sucesso na venda de produtos e direitos, até ponta em Once Upon a Time tá fazendo, mas convenhamos que o filme faz parte de uma era que eu gosto de apelidar como " As falhas da Pixar". Após Toy Story 3, em 2010, tivemos essa sequência de animações: Carros 2, Valente, Universidade Monstros, Divertida Mente e O Bom Dinossauro. Com exceção de Divertida Mente, estes outros quatro filmes deram muito errado, seja por terem roteiros fracos (Carros 2), pouca divulgação (Universidade Monstros) ou falta de originalidade (O Bom Dinossauro, que também sofreu com adiamentos e quase desistência no roteiro). A história de Valente não é inteiramente ruim, porém há mudanças que poderiam ser feitas para alavancar uma animação digna de franquia, e torço realmente para que em um possível Valente 2 isso ocorra. Quanto à Pixar, veremos o que acontece com Procurando Dory, para quebrar de vez essa urucubaca no estúdio.
4 - Ratatouille (2007)
Fonte: www.slashfilm.com |
3 - A Família do Futuro (Meet the Robinsons, 2007)
Fonte:www.blu-ray.com |
2 - Divertida Mente (Inside Out, 2015)
Fonte: www.youtube.com |
Quando a filmagem é tão boa que chega a ser cogitada pelos fãs a Oscar de melhor filme, quer dizer que ela merece uma continuação, não é mesmo? Divertida Mente, eu espero, é o retorno ao auge Pixariano, já que considero o póstumo O Bom Dinossauro produzido na mesma época sombria. A película de continuação tem um assunto pronto: a puberdade. Riley ganharia novas emoções para saber lidar com problemas da mente, como tensões amorosas, casos de família e até mesmo problemas com bullying. Não seria mais a garotinha revoltada e alegre do primeiro filme, mas sim uma teen rebelde. O mais legal estaria dentro das emoções: imagine as cinco que já conhecemos enfrentando novas cinco que querem tomar o painel de comando da Riley, como por exemplo a adrenalina, o desejo/vontade e a imprudência. E dá para focar em adolescência sem ser abusivo às crianças, não precisam colocar drogas, sexo e menstruação se for esse o receio, o ideal é continuar a leveza mostrada no original, entretanto com toques mais maduros e centrados. Quero essa continuação pra ontem!
1 - Zootopia (2016)
Fonte:www.pluggedin.com |
Mal acabou de sair das telonas, porém, o filme Zootopia deixou claro para mim que merece, e muito, um prosseguimento à altura. Quem não teve a chance de assistir esta obra-prima, que para mim é a melhor da nova Disney junto de Operação Big Hero 6, precisa correr para comprar o lançamento em DVD/Blu-ray ou alugá-la no NOW. Conforme falei no terceiro colocado, não dá para perder as novas animações do estúdio, o que me deixa com expectativas altas em Moana. A animação aborda de maneira inteligente o preconceito, política, sociedade e tudo isso carregado em bom humor no universo cuidadosamente projetado. Nesta animália utópica, Nick Wilde é o malandro favorito dos fãs e Judy Hopps encara o papel de contraponto e não fica para trás. Arrumar um novo vilão no universo conceitual da grande metrópole não é problema, e se não tiver continuação, vai rolar panelaço na Disney, viu?
Bom galera, essa e minha opinião, se quiserem sugerir mais alguma ou criticar o texto, deixem aqui nos comentários :)
~Murilo/Mud
Gostei deste artigo! Sua lista de filmes infantis me lembra o filme de O Que Será de Nozes. Definitivamente é um dos meus filmes preferidos, a história é linda e mesmo que seja para criança eu desfrutei muito. Devo reconhecer que O Que Será de Nozes, foi uma surpresa pra mim. É um dos melhores filmes de animação engraçados. Filme lindo, emocionante! Logo no começo, nos conectamos com a historia, ficamos envolvidos. Filme de tirar o folego. E se você tiver crianças, eu tenho certeza que eles vão adorar também, garantido.
ResponderExcluirOi, Julieta. Vou adicionar esse na lista também, já tinha ouvido falar e sempre tive curiosidade para assisti-lo. Muito obrigado pela recomendação!
Excluir