Junho é um mês que sempre chama a atenção no Brasil. Há festas juninas, dia dos namorados, férias escolares e, especialmente em 2014, a tão aguardada Copa do Mundo. Mas se você é daqueles que prefere um filme novo ou a continuação da sua série preferida, também não vai se decepcionar com esse mês. Saiba o porquê:
Dia 5 - A Culpa é das Estrelas: Se quer levar a sua namorada para ver aquele filme romântico no dia dos namorados, essa é a opção perfeita. O bestseller do escritor John Green chega às telinhas brasileiras na primeira quinta-feira junina e conta a história de Hazel Grace e Augustus Waters. Hazel, interpretada por Shailene Woodley (a Tris de Divergente), é uma adolescente prestes a completar dezessete anos, mas que convive com um problema desagradável: um câncer na tireoide. A protagonista frequenta um grupo de apoio aos portadores da doença e possui um único amigo, Isaac (Nat Wolff, o Walter de Noite de Ano Novo). Porém, sua vida muda quando ela conhece Gus (Ansel Elgort, o Caleb, também de Divergente) que é um rapaz com osteossarcoma em remissão. A partir daí, a história se desenrola com Gus querendo deixar sua marca no mundo e Hazel descobrindo que a vida pode ser mais divertida e apaixonante. Os relatos de quem assistiu em pré-estreias e críticas sugeriram para que o lenço de papel fique a disposição no cinema para eventuais lágrimas.
Ideal: Para assistir com a(o) namorada(o) ou se é muito fã do autor John Green/romances.
Melhor passar longe: Se você prefere filmes de ação, suspense e odeia bestsellers infantojuvenis. Pior ainda se a companhia for daquelas que não se emociona nem com filmes em que o cachorro protagonista morre.
Dia 6 - Orange Is The New Black 2ª Temporada: Imagine que você está noivo(a) e prestes a casar, quando de repente, vai parar na prisão graças a um(a) ex-namorado(a). Esta é a história de Piper Chapman (Taylor Schilling), uma mulher loira que vivia no conforto novaiorquino e vai parar no xilindró, tendo de se separar do noivo Larry Bloom (Jason Biggs). A série é original do Netflix e mostra a rotina de um presídio feminino norte-americano, com confinadas malucas e até mesmo engraçadas, fazendo a série ser uma mistura de drama com comédia. Inspirada no livro de Piper Kerman, Orange Is The New Black é uma das séries mais assistidas atualmente e possui fama extensa nas redes sociais. O sucesso foi tanto que a divulgação e as especulações correram soltas pelos meses anteriores em vários países, com direito a visita das atrizes do elenco no Brasil.
Série ideal para quem curte: Sex and the City, Girls, Looking
Não é legal para quem prefere: The Walking Dead, Breaking Bad, Game of Thrones
Dia 19 - Como Treinar O Seu Dragão 2 - Enquanto a primeira semana do mês é voltada para o público mais feminino e a segunda é carregada de jogos do mundial para os homens, as crianças poderão aproveitar a terceira semana e se espernear para irem ao cinema com dois grandes filmes que irão movimentar o início das férias escolares. E para melhorar a situação, esse aqui estreia bem no feriado. A continuação de Soluço e Banguela vem firme e forte para as telinhas, com novidades que podem revolucionar o cenário das animações no mundo inteiro.
A primeira delas é a tecnologia Apolllo, desenvolvida pela Dreamworks. Quem assistiu o primeiro filme nos cinemas ou na televisão HD, conseguiu perceber que os traços produzidos foram dos mais belos já feitos na história dos desenhos. A pele escamosa e úmida do Banguela parecia tão real quanto um sapo preto de dois metros de altura. Se a Dreamworks já produzia o filme com aquela qualidade, imagina com um tipo de tecnologia que garante cenas mais iluminadas e aperfeiçoadas? A Apollo é um sistema exclusivo, que permitirá novos traços a serem desenvolvidos em tempo real pelos produtores da animação. É aquele filme que, mesmo quem odeia 3D, vai querer pagar um pouco mais para assistir e colocar os óculos por duas horinhas.
O segundo grande avanço dessa animação é a cronologia do enredo. No primeiro filme, os protagonistas Soluço e Astrid tinham por volta de 14 anos de idade. Dessa vez, a dupla e seus amigos têm 19 anos, cinco de diferença após os dragões serem legalizados na aldeia. Apesar de ser algo feito que acontece exclusivamente no filme (essa discussão será feita em um post que acontecerá ainda nessa semana, aguardem), a ordem cronológica pode diferenciar a animação com um amadurecimento raro em filmes do gênero. A Dreamworks, mais uma vez, tem esse poder de criar continuações onde os protagonistas envelhecem e continuam com a personalidade idêntica (é só assistir a Era do Gelo 3 e Rio 2, onde Manny e Blu são atrapalhados e mesmo assim, viram papais). Além disso, as duas adaptações cinematográficas não possuem um simples hiato entre si, como de costume. A série de animação, exibida no Cartoon Network, Dragões de Berk, mostra o dia a dia de Soluço e companhia em episódios de tirar o fôlego. Portanto, não há história perdida nesse meio tempo, a série faz tanto sucesso entre crianças e pré-adolescentes que até foi renovada para outra temporada em 2015, mas com os direitos comprados pelo Netflix.
Por fim, a situação mais diferenciada de Como Treinar O Seu Dragão 2: o valente e feroz vikings dos livros e do primeiro filme, Bocão Bonarroto, assumirá que é homossexual. Sim, pela primeira vez uma animação exibirá um personagem que é gay e assumido. A reação na Internet foi imediata, “onde já se viu”, “meu filho vai ficar traumatizado”, mas convenhamos que esse tipo de personagem não é novidade nas animações há um tempo.. (o Ele das Meninas Super-Poderosas, ou o Brent de Tá Chovendo Hambúrguer que eu diga). Mas o diferente dessa vez é que um personagem com esteriótipo de machão, com bigode e chapéu chifrudo, ganhe uma nova visão. Na minha sincera e humilde opinião, mais um ponto positivo para a Dreamworks. Por isso, engana-se quem acredita que é um filme para criancinhas assistirem e encherem o saco à toa. Vale a pena perder o jogo Colômbia vs Costa do Marfim para se aventurar em Berk.
Recomendado: para todos que querem um programa diferente no feriado ou nas férias.
Não recomendo: fissurados pela Copa, que não querem perder um segundo sequer dos jogos (se bem que existe gravador, mas né).
Dia 26 - Muppets 2 - Procurados e Amados - Dois anos depois de seu retorno ao cinemas, Kermit (vulgo Caco no Brasil) e sua turma retornam em grande estilo. Sem a presença dos humanos protagonistas do primeiro filme e parodiando um estilo mais policial e misterioso, a história de Muppets 2 gira em torno de uma nova turnê mundial e a fuga de um temível assassino. O vilão, cujo o nome é Constantine, é um sósia de Kermit, o que irá provocar confusões e desentendimentos com inversão de papéis na turma dos Muppets. Eu era fã da série na televisão, mas fiquei com um pé atrás depois de assistir ao filme de retorno (ainda mais quando venceram o Oscar 2012 de canção original em cima de Rio, injusto é pouco pra dizer...). Ao menos espero algo melhor, parece bem mais humorado e a estreia aconteceu em março nos EUA, então é esperar para ver.
E agora, quem é o Constantine e quem é o Kermit? Com essa pinta falsa é difícil descobrir
Ponto Forte: Kermit, não tem como odiá-lo.
Ponto Fraco: Se as músicas forem iguais às do primeiro filme, vai ser tão ruim quanto.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Dia 30 - Under the Dome 2ª Temporada - Se você quer passar suas férias em um lugar calmo e sossegado, não escolha Chester’s Mill. Under the Dome é uma série que vem ganhando fãs desde o ano passado, pelos seus mistérios, ação e elenco. Baseada no livro homônimo do glorioso Stephen King, o enredo traz como protagonista Dale Barbara (Mike Vogel, sim é um homem apesar do nome) um ex-soldado americano que vai parar nesse pequeno lugar de férias apocalípticas, onde repentinamente, uma redoma prende quem está dentro do município. Além dele, outras pessoas acabam parando na cidade para abastecer o carro, fugir da polícia e alguns com outros motivos desconhecidos. Além disso, grande parte dos cidadãos de Chester’s Mill possui um gênio um pouco forte, como o Big Jim Rennie (Dean Norris, o Hank de Breaking Bad) e seu filho Junior (Alexander Koch). A história mostra como é a vida dentro da redoma, já que os bombeiros e boa parte dos policiais foram a um desfile de viaturas na cidade vizinha (coincidência?). A luta por água, comida, bebidas, cigarros, dinheiro, esconderijos e religião é absurdamente fantástica. Big Jim Reenie é o vilão da série, um deputado que precisa tomar as rédeas de chefear a cidade, mas que antes da redoma aparecer traficava urânio e drogas na surdina. Ao mesmo tempo, um grupo de adolescentes e uma jornalista (Julia Shumway, interpretada por Rachelle Lefevre) tentam desvendar os mistérios da cúpula estranha. A série une borboletas, mísseis, mortes sangrentas, sequestros em cárcere duradouros, um casal de lésbicas com um sentimentalismo não visto com tanta frequência, teorias de teologistas, romances estranhos e alienígenas. Mesmo assim, consegue prender o espectador até o fim, fazendo com que ele queira mais respostas nessa segunda temporada.
E para quem quiser acompanhar a primeira temporada, a TV Globo comprou os direitos da série e exibirá no lugar do programa do Jô, assim que passarem a terceira temporada de Revenge. Já àqueles que preferem a segunda temporada dublada da TNT, eles irão atrasar cerca de um mês, lançando no dia 28 de Julho, às 22h30.
Melhores cenas: a mais famosa e legal, é a vaca sendo cortada ao meio pela redoma. No livro isso acontece com uma marmota, mas o gado foi uma ideia genial. E também é importante ressaltar que, mesmo mulheres amigáveis e senhoras boazinhas não escapam de mortes violentas, é preciso ter estômago e um pouco de nervos de aço para assistir.
Piores cenas: Acho que exageraram e feio na história da Angel, quem for acompanhar vai entender o que eu digo. Joe sequer dá tanta falta da irmã como deveria e ela só vai ganhar destaque no final. Fora que o Junior é o personagem mais esquisito de todas as séries que já acompanhei.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
É claro que Junho tem outros lançamentos, mas preferi destacar especialmente estes que estão voltados para o cinema e a televisão. Esquente o saco de pipocas, prepare o chocolate quente e aproveite o friozinho de Junho para acompanhar essas novidades.
~Murilo/Mud
*Todas as fotos foram copiadas de sites americanos e divulgação
Adoro filmes em animação e Como Treinar seu Dragão 2 será minha prioridade esse mês.
ResponderExcluir